Carbonitreta O

524 palavras 3 páginas
Carbonitretação
Introdução

Os tratamentos termoquímicos são também conhecidos como tratamentos de endurecimento superficial (que é sua principal finalidade).A modificação da composição química se da por difusão termoquímica de elementos na superfície do aço como: carbono, nitrogênio e boro, entre outros. Pode ser usado também adquirir propriedades como resistência à fadiga, à corrosão e à oxidação em altas temperaturas. O tratamento Termoquímico a ser apresentado será o de Carbonitretação.

Objetivo
A carbonitretação é aplicada principalmente para produzir uma superfície rígida e resistente ao desgaste. A difusão tanto de carbono quanto de nitrogênio aumenta a dureza de aços carbono e de aços de liga leve e cria uma superfície mais dura que a de cementação. O processo de carbonitretação é particularmente adaptado para a produção pura em massa de pequenos componentes. Em função da menor temperatura necessária para a carbonitretação, comparada à cementação, a distorção é reduzida. A velocidade da têmpera branda reduz o risco de trincas durante a têmpera.

O PROCESSO
Também chamada de nitrocarbonetação ou cianetação seca, a carbonitretação é uma variante de baixo custo do processo de nitretação gasosa em que ocorre uma difusão simultânea de Carbono e Nitrogênio para a superfície do metal. O processo é realizado a baixas temperaturas e geralmente por períodos menores de tempo do que os da cementação, por isso, os componentes são menos inclinados à distorção.
A carbonitretação é geralmente efetuada em uma faixa de temperatura entre 820ºC e 900°C (duvida a partir de 570º c) em uma atmosfera gasosa, com a adição de 0,5% a 0,8% de carbono e de 0,2% a 0,4% (< 5%) de nitrogênio na superfície de aço carbono ou de aço de liga leve. Após o tempo de duração da difusão, os componentes são diretamente temperados em óleo. A espessura endurecida da camada atingida geralmente não é maior que cerca de 0,7mm e depende não só de espessuras de carbonitretação, mas também da

Relacionados