Carboidrato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
drat
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROALIMENTAR

UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA

E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

CAMPUS DE POMBAL – PB





Disciplina: Análise de Alimentos
Professora: Maíra Felinto Lopes
Aluna: Josimária Dantas Costa
Turma: T1; Matrícula: 90821055
Curso: Engenharia de Alimentos




CARBOIDRATOSN°08
(DOCE DE GOIABA)





Data do experimento: 12/05/2010
Data de entrega: 19/05/2010


Pombal - PB/2010

INTRODUÇÃO

CARBOIDRATOS
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como  fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e  são moléculas que desempenham uma ampla variedade defunções, entre elas:
            - Fonte de energia;
            - Reserva de energia;
            - Estrutural;
            - Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
            Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e acelulose.         
            O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
            O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa emcarboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/carboidratos.htm em 2010.
DOCE DE GOIBA
Em termos de mercado brasileiro a goiabada ou doce em massa de goiaba é um dos produtos industrializados de fruta mais consumidos pela classe média baixa e pela faixa de menor poder aquisitivo da sociedade (PEÇANHAetal., 2006). Agoiabada ou doce em massa de goiaba deve ter cor característica do produto, variando de vermelho amarelado a vermelho amarronzado, odor e sabor característicos lembrando a goiaba, aparência gelatinosa e sólida, permitindo corte (MORI; YOTSUANAGI; FERREIRA, 1998).
Os doces em massa são resultantes do processamento adequado das partes comestíveis dos vegetais, adicionados de açúcares, água, pectina(0,5 a 1,5% em relação à polpa), ajustador de pH (3 a 3,4), além de outros ingredientes e aditivos permitidos até alcançar a consistência adequada, assegurando estabilidade ao produto.
Tem grande utilidade na cura de resfriados, infecções e diarréias. Aumenta a resistência orgânica. Assim como o fruto, a polpa de goiaba Doce Mel contém cálcio, fósforo, ferro, carboidrato e vitaminas A, B, C e PP.http://www.docemel.com.br/site/frutas/goiaba.html em 2010.

OBJETIVO

Determinação de carboidratos através do método Lane-Eynon do doce de goiaba em barra.

METODOLOGIA CIENTÍFICA


Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio eprincipalmente nos vegetais, sob a forma de amido.
Os carboidratos também são conhecidos como açúcares. Eles constituem os ácidos nucleicos, DNA e RNA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Carboidrato em 2010.

Classificaçao
Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos.http://pt.wikipedia.org/wiki/Carboidrato em 2010.


Monossacarídeos

Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicado, de fórmula estrutural Cn(H2O)n. Esse "n" pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses. Não sofrem hidrólise : Glicose - Frutose - Galactose - Manose
Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos,...
tracking img