Cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento de Cr (VI) no laboratório de química básica: do ensino à preservação ambiental
Lara M. Martos¹ (IC)*, Paola P. Prezotto¹ (IC), Jadson S. Morais¹ (IC), Leidiane A. Müllich¹ (IC), Carla I.Zampieron¹ (IC), Natália B. C. Branco¹ (PG), Santiago F. Yunes¹ (PQ)

(¹)Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Catarina, 88040-970, Florianópolis, SC – Brasil,*lara_qmc@grad.ufsc.br
Palavras Chave: Tratamento de Resíduos, Ensino, Química Verde, Cromo hexavalente

Introdução

A preocupação com os resíduos gerados pelas indústrias químicas, instituições de ensino epesquisas e órgãos governamentais aumentou consideravelmente nos últimos anos, assim como o comprometimento destes para a disposição adequada, o tratamento eficaz e a recuperação dos resíduos gerados como objetivo de reutilizá-los novamente¹.
Neste sentido, o Laboratório de Química Básica do Departamento de Química da UFSC vem desenvolvendo experiências que visam despertar no educando o exercícioconsciente da cidadania e enfatizar a importância e a responsabilidade deste em relação à preservação do meio ambiente.
Dentre as experiências oferecidas no laboratório, o tratamento do Cr (VI)utiliza o resíduo de cromato e dicromato gerado no experimento de equilíbrio químico, transformando este em um produto amplamente utilizado pela indústria de pigmentação, o óxido de cromo (III).Resultados e Discussão

A experiência de tratamento de Cr (VI) é considerada uma seqüência da prática de equilíbrio químico, realizada no Laboratório de Química Básica, em que se evidencia oequilíbrio cromato-dicromato através da adição de espécies ácidas e básicas.
A Figura 1 apresenta as etapas envolvidas no tratamento do Cr (VI).
[pic]
Figura 1. Fluxograma das etapas do tratamento docromo (VI).


Como o Cr (VI) é um forte agente oxidante, (potencial de redução em meio ácido de +1,66 eV)

é utilizado um agente redutor no tratamento, como o etanol, que sofre oxidações...
tracking img