Carbamazepina - Métodos eletroaníticos comparados com Cromatográficos

1465 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Goiás – Instituto de Química
Métodos Eletro e Termoanáliticos

Voltametria Aplicada a Análise de Efluentes de Fármacos

Ultra-sensitive voltammetric sensor for trace analysis of carbamazepine

A voltametria é uma técnica analítica onde a informação sobre o analito é obtida através de medidas de corrente em função de um potencial, em uma célula onde haja a polarização do eletrodo de trabalho. Um potencial é aplicado no eletrodo, e esse potencial produz um sinal na forma de corrente, essa corrente é medida, e fornece a informação desejada. As analises voltamétricas se diferenciam de acordo com o tipo de potencial aplicado, podem ser linear, de pulso diferencial, de onda quadrada ou cíclico.
Os eletrodos de trabalho podem ser eletrodos simples (metal nobre ou a base de carbono) ou eletrodos modificados, que são aqueles nos quais são empregados diferentes substratos condutores, no intuito de melhorar de forma significativa as propriedades de detecção destes dispositivos eletroquímicos, como a seletividade e a sensibilidade em relação à determinada espécie ou grupo funcional. O uso desse tipo de eletrodos obtem uma melhor resposta analítica.
O artigo escolhido tem como objetivo desenvolver uma metodologia nova, simples e ultra-sensíveis, para a quantificação do CBZ em amostras ambientais e formulações farmacêuticas utilizando técnicas voltamétricas.
Nas análises realizadas, o sensor eletroquímico utilizado como eletrodo de trabalho foi um eletrodo de carbono vítreo (GCE) modificado com nanotubos de carbono de parede mútipla. Os nanotubos de carbono possuem um efeito eletrocatalítico, uma alta taxa de transferência de elétrons, condutância elevada, resistência à tração, boa estabilidade química e excelente biocompatibilidade; foram usados também como eletrodo auxiliar um eletrodo de platina e como eletrodo de referencia o eletrodo de Ag/AgCl em solução de KCl 3M.
O tipo de aparelho usado nas análises foi um PGSTAT 20 Autolab, ligado

Relacionados