Caravantes_1977_Administracao Sistemica por Ob_15568

16787 palavras 68 páginas
Administração sistêmica por objetivos e resultados
(AS POR) - instrumento de desenvolvimento organizacional" GERALUC RO:-';CHEl fI CARAVA~[ES"'*

1. Aspectus cunceituais /lU admillijtraçJo por obi~tirv5: 2. Admi"istraçüo \isrémica pur objetiros e resulIados: 3 . .\ladeIo de plalIt'jwnt:'l//u orgal/i:.uf"iollo! (PU): -+. I','U!/cia;lIt'lii, 1 iJldil';,,'f/I// r:rlfpaI (PI 1'(;): 5. Plallc}W1/Cl1fO d(j ,fllS1io: 0, COIlc!WÚ(J.

1. Aspectos conceituais na administração por objetivos
Na análise dos funuamentos da administração por objetivos ~ ApO .há dois aspectos que se destacam. O primeiro deles é a \"ariJ"cl mo:i\"(l~·';tJ, que se constitui em área crítica caso o executivo deseje que as pessoas responsáveis pelo funcionamento da sistemática de ApO realmente se engajem no processo. Quando isso não ocorre, até mesmo o mais sofisticado conjunto de técnicas deixa de dar os resultado~ esperados. O segundo ~specto está intimamente relacionado com a noção de sistema. onde a organiz1ção é

o autor deseja expre..,<jar ~u agradecimento ao Prol. Hércule') Lima de Can alho. da L'ni\-ersidade Federal do Rio Grande do Sul (L FRGS l. pOr "-ua contribui(,:<lo na elaboração do modelo de planejamento organizacional e ao DL :\-lilton Cava·
Iheiro Mende'). técnico da Secretaria de Coordenação e Planejamento do Estado do
Rio Grande do Sul. sem o apoio do qual o presente artigo estaria ainda por tomar
SUa forma finaL
'h
Professor de adminütração da UFRGS. assessor da Secretaria de Coordenaçào e Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul e consultor de desenvolvimento organizacional. R. Ad",.

plÍ.bCi-,,----R'.~;oc-d-,e~/c-a-"e-;c-ro-.-----,1'lcc(2·1-:6'1·.~JO-9°.----úb-r-.!-il~'-,.-iy77

vista como sendo formada de vaflO~ subsistemas, inter-relacionados c em constante interação com o ambiente. isto é. influenciando e sendo por ele influenciado. Justamente a não compreensão deste fato tem lev'ado muitas pessoas a considerar a ApO como sendo apenas mais um método.
Administração por

Relacionados