CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA SEGUNDA FASE DO MODERNISMO, MANIFESTO REGIONALISTA E JORGE DE LIMA

1727 palavras 7 páginas
Trabalho de literatura
Características principais da segunda fase do Modernismo, Manifesto regionalista e jorge de lima

Itaúna
2014

ÍNDICE
Premissas...........................................2
Introdução...........................................3
Desenvolvimento.................................... 4 a 11
Conclusão...........................................12
Referencias...........................................13

PREMISSAS

Este trabalho foi baseado em pesquisas na internet e consulta na apostila de Literatura do 3º ano do ensino médio dos autores: Maria Lucia ,Paulo César de Moura e Regina Lúcia Péret.

INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir, veremos a Primeira Fase do Modernismo (1922-1930), conhecida como fase heroica, foi considerada uma fase de rebeldia, um momento demolidor já que houve uma ruptura com os modelos tradicionais. Em 1926, foi lançado o Manifesto Regionalista pelo Centro Regionalista do Nordeste (em Recife) que deu ênfase a realidade do sertão nordestino desviando as atenções do sudeste para o nordeste.
A Segunda Fase (1930-1945) reconstrói a literatura da primeira fase, resgatando alguns temas e princípios literários tradicionais que busca o amadurecimento sem eliminar as conquistas da Primeira Fase. Esse resgate valorizou novamente aspectos combatidos anteriormente e deixou as obras com uma linguagem mais regional. A Segunda Fase pode ser subdividida em dois planos: A poesia moderna e o Romance de 30.

Segunda Fase do Modernismo (1930-1945)

A primeira fase do modernismo conhecida como fase demolidora devido ao ‘barulho’ causado, rompeu com as tradições literárias com o intuito de criar uma literatura com traços mais tradicionais.
A segunda fase veio com a finalidade de organizar, com uma leitura mais construtiva, e assumiu uma postura mais séria, com mais maturidade sem eliminar as

Relacionados