Características gerais dos aracídeos

473 palavras 2 páginas
Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. As aranhas podem ser encontradas em matas, pântanos, desertos e casas, sendo que muitas espécies de aranhas vivem em buracos no solo, enquanto outras vivem em teias construídas por elas mesmas.

Os escorpiões se escondem durante o dia em tocas, cascas de árvores, madeiras, pedras e às vezes no interior das casas (dentro dos sapatos, guarda-roupas, etc.). Esses animais são muito ativos durante a noite, quando saem para caçar suas presas, que são principalmente insetos.

Morfologia externa de uma aranha

O corpo de todos os aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Nos carrapatos e ácaros essas partes são fundidas; e no abdome dos escorpiões há uma cauda, em cuja ponta há um aguilhão, onde o animal guarda o veneno.

Os aracnídeos possuem um par de quelíceras (nas aranhas as quelíceras servem para injetar veneno) e também pedipalpos, que ajudam a espremer a presa. Além disso, os pedipalpos atuam como órgãos gustativos, ou seja, é através dessas estruturas que esses animais sentem o sabor dos alimentos. As aranhas ainda possuem pequenas estruturas chamadas de fiandeiras que produzem uma substância que, em contato com o ar, se transforma em fio, com o qual a aranha tece sua teia, ou faz um casulo para colocar seus ovos, ou guarda seu alimento.

Ácaro

Os ácaros são animais microscópicos e por isso não conseguimos vê-los a olho nu. Há espécies de ácaros que atacam aves e mamíferos e que também podem transmitir algumas doenças aos seres humanos, como é o caso da sarna. Há espécies de ácaros que vivem na poeira que se acumula em móveis, tapetes, bichos de pelúcia, etc., e que causam várias alergias respiratórias.

O carrapato perfura a pele do animal com

Relacionados