Caracterização ecológica dos habitats naturais e espécies da flora presentes no sapal do esteiro

1633 palavras 7 páginas
Caracterização ecológica dos habitats naturais e espécies da flora presentes no sapal do Esteiro de São Pedro

Ecologia Geral
2012/2013

Aveiro, outubro de 2012.
Folha de identificação
Nome: Priscilla Gomes da Silva
Número Mecanográfico: 66770
Curso: Licenciatura em Biologia
Disciplina: Ecologia Geral
E-mail: priscilla@ua.pt

Índice

Introdução4
1.Materiais e Métodos5 1.1 Materiais5 1.2 Procedimento experimental 5
2. Resultados6
3. Discussão8
4. Conclusão9
5. Referencias Biblográficas10

Introdução
As diferenças regionais em cada local do mundo criam ambientes (habitats) diferenciados. Nesses espaços, as relações bióticas e abióticas demonstram suas diversas funções para interagir no mesmo espaço. Como resultado disso, forma-se o que os ecólogos chamam de “padrões geográficos em diversidades de espécies”. Assim podemos compreender a existência de determinadas espécies em várias regiões do globo.
Habitat pode ser definido como um local ou fração do meio adequado para a vida de um dado animal ou de uma determinada planta ou, ainda, de qualquer população ou comunidade. (Alves et al.1998).
As comunidades vegetais podem, por si só, constituir um modo de caracterizar um determinado habitat, visto que a sua presença representa um ótimo indicador indireto dos fatores físicos que as condicionam.
Bioclimatologia é definida por Rivas-Martínez et al. (1999) como a ciência ecológica que lida com as relações entre o clima e a distribuição dos seres vivos na Terra, já a biogeografia é a área que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e através do tempo. Assim, estuda-se a distribuição da vida com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta Terra.
A Rede Natura 2000 é uma rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia. Resulta da implementação de duas diretivas comunitárias distintas: * Diretiva Aves (79/409/CEE, de 2

Relacionados

  • Gestão integrada da zona estuaria do rio minho (contexto fronteiriço)
    54384 palavras | 218 páginas
  • IDENTIFICAÇÃO DE CORREDORES VERDES
    40356 palavras | 162 páginas