CARACTERIZA O MORFOMETRIA E HIDROL GIA DA BACIA

5255 palavras 22 páginas
CARACTERIZAÇÃO MORFOMETRIA E HIDROLÓGIA DA BACIA
HIDROGRÁFICA DO RIO SALAMANCA, BARBALHA, CE.
Adolfo Átila Cabral Moreira1; Celme Torres F da Costa 2; Paulo Roberto Lacerda Tavares3 e
Luiz Alberto Ribeiro Mendonça4

RESUMO – As características físicas e bióticas de uma bacia possuem importante papel nos processos do ciclo hidrológico, influenciando, dentre outros, a infiltração, a quantidade de água produzida como deflúvio, a evapotranspiração e os escoamentos. O objetivo do trabalho foi a caracterização morfométrica e hidrológica da bacia hidrográfica do rio Salamanca, localizada no
Município de Barbalha, CE. A área de drenagem encontrada foi de 181,295 km² e o perímetro de
60,412 km. De forma geral, constatou-se que a área estudada possui forma alongada, com densidade de drenagem média, relevo ondulado e declividade média de 14,16%. Os parâmetros de caracterização do relevo e da rede de drenagem têm grande influência sobre o escoamento superficial e, conseqüentemente, sobre o processo de erosão, que resulta em perdas de solo, água, matéria orgânica, nutrientes e microfauna, provocando, assim, assoreamento e eutrofização dos corpos d’água. Pelos índices determinados nesse estudo os eventos de cheias, assoreamento, processos de erosão e eutrofização não são evidenciados na bacia hidrográfica o rio Salamanca. A forma alongada da microbacia hidrográfica indica que a pluviometria sobre a mesma se concentra em diferentes pontos, concorrendo para amenizar a influência da intensidade de chuvas, as quais poderiam causar maiores vazões do curso d’água principal.
ABSTRACT – The physical and biotic characteristics of the basin have an important role in the processes of the hydrological cycle, influencing, among others, the infiltration, the amount of water produced as runoff, evapotranspiration and runoff. The objective of this study was to characterize the morphological and hydrological basin the Salamanca river, located in the city of Barbalha, CE.
The drainage area was

Relacionados