Caracteristica dos virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características dos vírus
* São acelulares (sem célula)
* Genoma de DNA ou RNA
* Possuem especificidade
* Parasitas intracelulares obrigatórios
* Não possuem metabolismo próprioReprodução
A reprodução nos vírus é chamada de replicação pois não há alteração do volume durante o processo.
Ciclo Lítico: Inicia-se quando o vírus, utilizando suas proteínas próprias para fixação,se prende a membrana plasmática da bactéria ; depois inicia o processo de decomposição da membrana e após completo ele lança seu material genético (DNA viral) na bactéria; o DNA viral irá impedirtodo o metabolismo da bactéria e destruir os cromossomos bacterianos; inicia-se então a fase de replicação do DNA viral onde as organelas da bactéria infectada são utilizadas para a replicar o DNA virale produzir proteínas necessárias para o vírus; finalmente, com tudo terminado ocorre a libertação de vírions.
Ciclo Lisogênico: Inicia-se da mesma forma do ciclo lítico, com a fixação do vírus nabactéria; o vírus insere seu DNA no cromossomo bacteriano mas, ao contrário do ciclo lítico, não interrompe o metabolismo celular; a bactéria agora infectada irá se reproduzir produzindo células-filhasinfectadas com o DNA viral – o DNA viral está inativo; no futuro se o DNA do vírus for ativado ele dará início ao ciclo lítico.
Aids; O retrovírus
A Aids, ou SIDA (síndrome da imunodeficiênciaadquirida) é causada pelos vírus HIVI e HIVII que possuem uma infinidade de subtipos mutantes. A Aids é conhecida como retrovírus pois utiliza uma ensina chamada de transcriptase reversa na qual o RNAproduz um “molde” de uma molécula de DNA. Os retrovírus são vírus de RNA e utilizam a transcriptase reversa para produzir um molde de DNA a partir do RNA.
O contágio da Aids é feito principalmente por:relações sexuais, transfusões sanguíneas, contagio por material contaminado, troca de sangue entre mãe e filho na placenta.
A Aids age diretamente no sistema imunológico infectando e destruindo...
tracking img