Caracteriscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4. CARACTERISTICAS DO AUDITOR

Um auditor é um agente de mudanças, pode ser externo à empresa- cliente ou interno (neste caso sendo um funcionário da própria empresa) que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais no processo.
Para ter a vocação de auditor, é preciso dar sustentação ao termo vocação. E essa sustentação pode ser efetuada por um tripé:
INTEGRIDADEFELICIDADE
VALORES

1) VALORES: o valor refere-se ao serviço prestado, relacionado ao resultado proporcionado para a empresa.
2) INTEGRIDADE: integridade do profissional para atuar como auditor. Essa integridade é consolidada quando o auditor se coloca totalmente a serviço e auxilio da empresa.
3) FELICIDADE: a felicidade é resultado de vários fatores. Tais como a realizaçãoprofissional, a liberdade de atuação, o aprendizado na tarefa junto aos executivos da empresa. Naturalmente que essa felicidade é pessoal e que cada caso é um caso.

4.1 CARACTERISTICAS BÁSICAS
As principais características do auditor são separadas em três grupos para facilitar o entendimento.

4.1.1 CARACTERISITICAS COMPORTAMENTAIS

São características que consideram a forma do auditor de seposicionar perante às situações que o mesmo provoca ou que são colocadas a sua frente. Essas características podem ser identificadas no auditor como.

a) Ter atitude interativa perante as diversas situações que as empresas colocam em sua frente.
b) Ter uma atitude racional.
c) Fazer parte do mundo – o auditor deve ter amplo referencial de atuação.
d) Ter adequado relacionamento com aspessoas – o auditor deve ter um bom relacionamento com todas as pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com ele.
e) Ter diálogo amplo e otimizado – o auditor deve estar consciente quanto aos direitos das instituições, empresas e pessoas, e assumir uma postura básica de predisposição ao diálogo em seu sentido mais amplo.
f) Ser negociador – o auditor deve buscar e apresentar aaceitação de idéias, propósitos ou interesses visando melhor resultado.
g) Ter valores culturais consolidados – o auditor deve possuir um sólido conjunto de convicções e valores que proporcionem consistência a tudo que faz.
h) Ter interesse pelo negócio da empresa – o auditor deve vestir a camisa da empresa.
i) Ter atuação com ênfase nas pessoas – o auditor deve acreditar que o grandefoco de atuação são as pessoas.
j) Desenvolver clima de confiança – o auditor deve desenvolver e consolidar na empresa uma situação em que as pessoas acreditem que podem seguir um caminho previamente estabelecido e que terão todo o apoio necessário para a concretização dos resultados esperados.
k) Saber trabalhar com erros – o auditor deve abordar o erro como foco de aprendizagem e aceitar oprocesso de experimentação.
l) Ter comprometimento das pessoas – o auditor deve ter elevado comprometimento para que os resultados possam ser alcançados.
m) Ter lealdade – o auditor deve ser leal à empresa que está auditando, à sua empresa (caso seja um auditor externo) e as pessoas.

4.1.2 CARACTERISTICAS DE HABILIDADE
São características que consideram de uma maneira geral o jogo decintura que o auditor apresenta para aperfeiçoar os resultados inerentes às situações apresentadas. Essas características podem ser identificadas como:
a) Estar voltado para o processo de inovação – o auditor deve estar voltado para os processos de inovação, o qual necessita de fatores básicos como: senso de oportunidade, agressividade, comprometimento, qualificação das pessoas e flexibilidadepara atacar as oportunidades.
b) Ter adequado processo de auxílio na tomada de decisões e de estabelecimento de prioridades – o auditor deve estar preparado para o auxílio dos executivos na tomada de decisões, seja no âmbito estratégico, tático ou operacional.
c) Ter processo adequado de autocontrole gerencial e estratégico – o auditor deve considerar os aspectos inerentes ao controle...
tracking img