Capoerira

556 palavras 3 páginas
CIOB
História da Capoeira

Modalidade: Vôlei
N° 17
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música esportes, artes marciais e talvez até brincadeira. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. Acredita-se que a palavra capoeira seja originária do tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. As teorias indígenas apontam tanto o tupi quanto o guarani nos termos kapwera ou tupwera, relacionando-a à vegetação devastada pela prática. A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
152019079375
Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.
As raízes mais antigas da capoeira situam-se no sul de Angola, onde uma cerimônia tradicional de iniciação das mulheres à idade adulta chamada n'golo ("zebra", em quimbundo) compreendia uma luta em que os homens tinham que procurar encostar os pés na cabeça do adversário, imitando o coice de uma zebra. A luta se desenvolvia ao som de atabaques e o vencedor da competição tinha o direito de escolher uma noiva sem ter de pagar o dote. Com a chegada dos colonizadores portugueses a Angola no século XVI, a luta do n'golo embarcou para a América através do porto de Benguela junto com os escravos. O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, recebendo quase quarenta por cento de todos

Relacionados