Capitulo3 parte1

2848 palavras 12 páginas
FUNDAMENTOS
Capítulo Três:
Métodos de Cálculo
1.

Introdução

2.

Modos de deformação

3.

Métodos da deformação homogênea

4.

Método dos blocos

5.

Método do limite superior

6.

Elementos finitos

7.

Redes neurais

8.

Outros métodos

68

Capítulo Três: Métodos de Cálculo
3.1 - Intr odução
Como existem vários processos de conformação plástica de metais, tornou- se prática comum classificar os processos de conformação de acordo com os processos básicos, mostrados na figura 3.1. Mais do que a geometria, esta classificação diferencia o método de aplicação dos esforços mecânicos em cada processo. A separação dos processos existentes em sistemas ou processos mais simples facilita os cálculos relacionados com este processo.

Fig ura 3 .1 – P rocessos básicos de conformação mecânica, adaptação de Dieter (1988).

Desta forma, os processos podem ser separados em cinco categorias de acordo com a forma de aplicação dos esforços mecânicos para a conformação:
1. Compressão direta – resultantes de compressão são aplicadas na superfície da peça e o material deforma- se segundo ângulos em relação às direções de compressão. Processos típicos de conformação direta são o forjamento e a laminação (fig. 3.1).

69

2. Compressão indireta – nestes casos, uma força normalmente de tração é aplicada mas resultantes de compressão surgem pela reação da peça sob conformação com a matriz, desta forma, o metal flui sobre a ação de estados de tensão combinados que incluem intensas forças de compressão em ao menos uma das direções principais. Casos de processos nesta situação são: trefilação
(para de arames ou tubos), extrusão e estampagem profunda, segundo ilustra a figura 3.1.
3. Tração – o processo mais facilmente associado a esforços de tração é o estiramento. Neste processo, a chapa metálica é puxada (tracionada em ambas as direções do plano) contra um punção ou matriz (vide fig. 3.1) que define o contorno da peça.
4. Flambagem – na flambagem a peça é dobrada de modo a adquirir um

Relacionados

  • Emmanuel Costa
    40398 palavras | 162 páginas
  • Cálculo 4
    66653 palavras | 267 páginas