Capitulo v

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL – CASO 2 – COMERCIAL MERIDIONAL
Estabelecimento de alternativas para a metodologia de planejamento estratégico.

A Comercial, Importadora e Exportador Meridional atua no segmento de bebidas e comidas finas com lojas em três das principais capitais do País.
O faturamento, a participação de mercado e a lucratividade da Meridional estão crescendo,inclusive um pouco acima dos principais concorrentes, mas os dois proprietários, Srs Nelson e Roberto, não estão satisfeitos e querem expandir mais seus negócios.

Para essa expansão, eles visualizam as seguintes estratégias, as quais podem ser desenvolvidas de forma isolada ou conjunta:
• Aumento do número de lojas, em outros bairros das mesmas cidades;
• Aumento do número de lojas, entrando emoutras cidades;
• Aumento do mix atual de tipos de comidas e bebidas existentes; e / ou.
• Criação do sistema delivery – entrega domiciliar – nas regiões de atuação, incluindo forte divulgação por catálogos e telemarketing.
Essas foram as idéias básicas que os Srs. Nelson e Roberto tiveram e debateram com você.

Também, são aceitas outras hipóteses estratégicas para o desenvolvimento dostrabalhos na Meridional.
Com base em todas as hipóteses identificadas, o próximo passo – que é de sua responsabilidade – corresponde ao estabelecimento de alternativas para a metodologia de planejamento estratégico da Meridional.
Essa situação ocorreu pelo fato de os proprietários concordarem que o instrumento administrativo básico para a Meridional é o planejamento estratégico; entretanto, o Sr. Nelsontem apresentado dúvidas quanto á melhor forma de desenvolver e implementar o referido processo.

Considerando-se os aspectos apresentados nesse caso e, principalmente, outros que você julgar válido acrescentar, tendo em vista otimizar a análise e o debate, bem como consolidar um toque pessoal, você deve:
• Esboçar, de forma geral, duas alternativas de metodologias para o desenvolvimento eimplementação do planejamento estratégico na Meridional; e
• Para uma alternativa, apresentar alguns detalhes para sua posterior operacionalização.

O Organograma resumido da Meridional é apresentado a seguir:





Varejo muda gestão com experiência global - Cintia Esteves – 22/11/2007
A entrada de capital estrangeiro no setor supermercadista nacional, como, por exemplo, a rede francesaCasino dominando os negócios do Grupo Pão de Açúcar e a chilena Cencosud adquirindo a rede baiana GBarbosa, além dos concorrentes globais Carrefour e Wal-Mart, tem influenciado mudanças nos conceitos no varejo brasileiro. Nos próximos anos os consumidores verão muitas das tendências trazidas de fora do País, como atendimento mais personalizado.
A comprovação disso já é vista na criação de ambientesfortemente separados por segmento, e, até mesmo, por marca, indicando um conceito de supermercado com ares de loja de departamentos, uma estratégia perseguida pelos supermercadistas para tudo o que diz respeito a não-alimentos. Como afirma o diretor de Comércio Internacional do Grupo Pão de Açúcar, Alexandre Lodygensky, os supermercados seguem uma tendência apelidada de "shopping hiper", em que ossupermercadistas se aproximam das lojas de departamentos, assim como acontece em grandes redes de supermercados internacionais como, por exemplo, na inglesa Tesco.
Ontem, o Grupo Pão de Açúcar anunciou uma parceria com a Apple para criar espaços de 40 metros quadrados, dentro das lojas do Extra, para a venda de produtos da fabricante. Nestes espaços, previstos para, inicialmente, sereminstalados em 16 lojas da bandeira de hipermercados, os clientes poderão experimentar as facilidades da tecnologia Apple.
Esta não é a primeira aposta do Pão de Açúcar em uma marca internacional. Recentemente, o grupo anunciou parceria com a Cherokee, de roupas. Para a chegada da marca de renome mundial muitas mudanças estão sendo feitas no setor de vestuário. "Nestes espaços temos a preocupação de...
tracking img