Capitulo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas das Questões do Capítulo 13
Nome: Mariana Ziani de Tolla
1)Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionados os respectivos fatores que a provocam.
Inflação é asituação em que há um aumento contínuo e generalizado de preços. Quando ocorre, há o aumento de preços estendido a todos os bens e serviços produzidos pela economia.
Inflação de demanda oupolíticas de estabilização: conjunto de medidas que governo toma para combater a inflação. A Inflação de demanda é causada pelo aumento da demanda, indicando que há um excesso de procura dos bens e serviços.A probabilidade de ocorrer esta inflação aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos.
Inflação de custos: tem origem na oferta de bens e serviços. É causada pelaelevação dos custos de produção, repassados ao consumidor pelo aumento do preço do produto, aumentos do custo de matérias-primas, aumentos salariais acima da produtividade e estrutura de mercado.2)Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, afetando também o balançode pagamentos. O efeito das altas taxas de inflação afetam os investimentos, e consequentemente prejudica o crescimento econômico do pais. E por fim, outra distorção provocada por altas taxas deinflação dá-se sobre as finanças públicas, maior a inflação, menor a arrecadação real do governo.
Se todos os preços se elevassem (impostos, salários, aluguéis, tarifas, etc) ás mesmas taxas, ninguémperderia. Ocorreria apenas uma elevação no nível geral de preços, mas não se alterariam os preços relativos.
Provocada por altas taxas de inflação e a piora da distribuição de renda também afeta obalanço de pagamentos.
3)Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com os seguintes correntes:
a) neoliberal: Neoliberal ou monetarista, que atribui o excesso de demanda, associado ao...
tracking img