Capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-Significado Laissez-Faire: é a expressão do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência. Significa literalmente deixar fazer, deixar passar.
-o que é economia e qual sua importância? Pode ser definida como o estudo da alocação dos recursos escassos(limitados) na produção de bens e serviços. A economia trata do bem estardo homem. Administração de uma casa ou do Estado.
-ponto central do conceito da economia: a palavra escassez – devido a escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição.
-questão central do estudo da economia: é como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.
-Recursos produtivos:Dinheiro /espaço físico / mão de obra / recursos naturais. Se esses recursos produtivos existissem de forma abundante, a ciência econômica perderia importância.
-Lei da escassez: impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas p/satisfazer as necessidades humanas ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades ilimitadas.
-Fatores de produção: são constituídos pelosrecursos humanos: TERRA / CAPITAL / TECNOLOGIA nós precisamos dos 3 para que possamos conseguir produção.
*TERRA: tudo o que a natureza aporta ao processo produtivo.
*CAPITAL: os bens duradouros que não são destinados ao consumo, mas à produção de bens.
*TRABALHO: o tempo e a capacidade intelectual dedicado as atividades produtivas.
-custo de oportunidade:é o que eu vou dar prioridade para investir,se eu tenho 4,00, eu vou ver o que vou gastar.
- objetivo da economia:satisfazer as necessidades das pessoas individuais ou coletivas combinando os fatores de produção: trabalho, capital e recursos humanos.
- Problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir? (devido a escassez) / como produzir e para quem produzir?
- sistemas econômicos: capitalista e socialista.
*capitalista:oueconomia de mercado-predominante no mundo contemporâneo, é regido pelas forças do mercado(oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção(Mao de obra, espaço físico e equipamentos). Ex: vc tem 2 vacas. Vc vende 01 e compra o touro.
*socialista:ou economia centralizada-predomina a propriedade publica dos meios de produção, sendo que os problemaseconômicos fundamentais são predominantemente decididos pelo estado, de acordo com as necessidades do país.esse sistema privilegia a situação social. Ex: vc tem 02 vacas. O estado toma 01 e a dá a alguém.
-composição do sistema econômico: *setor primário:agricultura *setor secundário:industria * setor terciário:comércio/transp.
-Fluxo real:economia fechada. As famílias são proprietárias de fatores deprodução e os fornecem às empresas;as empresas produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de Benz e serviços.
-Fluxo monetário:as famílias transferem parte de suas rendas às empresas, ao adquirirem seus produtos.
-Bens de capital:fabricação de maquinas, equipamentos
-Benz de consumo:necessidade humana - geladeiras, fogões, automóveis.
-Benz intermediários: trata daevolução da economia como um todo, analisando a determinação do comportamento e relação das partes.
- Microeconomia: trata da composição especifica de cada mercado e dos agentes destes.
MACROECONOMIA: estudo da economia como um todo:renda,produto nacionais, taxa juros. É o estudo dos fenômenos que afetam o conjunto da economia.
Conceito – contabilidade nacional / produto: soma dos bens e dosserviços / renda.
*política macroeconômica:conjunto de medidas governamentais que tentam influenciar o andamento da economia em seu conjunto.
*objetivo – 1.rapido crescimento da produção 2.nivel de emprego elevado 3.a estabilidade do nível de preços. – para atingir essas metas, a política macroeconômica possui instrumento: POLITICA FISCAL - instrumento p/ arrecadar impostos.
-objetivo chave...
tracking img