Capitalismo e liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


“Capitalismo e Liberdade” de Milton Friedman elabora a questão a respeito da liberdade econômica e política, mostrando as conexões entre ambas e elucidando o papel do estado.
Friedman, um dos principais defensores do liberalismo econômico, laissez-faire, em suas teorias defendia a redução do poder do estado na economia. Em seu ensaio, demonstra como este teoria ébenévola, não somente em âmbito econômico, mas também no âmbito político e de liberdade individual.


Relação entre liberdade econômica e liberdade política


Neste capitulo, a tese a ser defendida é a da impossibilidade de alguns tipos de organizações político-econômicas, por exemplo, o socialismo democrático, devido à relação entre a política e a economia. Sendo assim, os problemasda liberdade individual e de bem-estar social apresentam-se como uma problemática de ambas as áreas. A organização econômica responsabiliza-se tanto na liberdade de mercado, quanto na liberdade política e a organização política cuida da liberdade individual.
O sistema político e econômico de um Estado determina o grau de liberdade individual, a partir dos diversos modelos de organizações;como o capitalismo democrático, o totalitarismo capitalista e totalitarismo socialista, podendo elucidar o grau de liberdade nos sistemas político-econômicos. No capitalismo, a liberdade individual tem uma força maior que no modelo socialista, pois os indivíduos possuem a liberdade de mudar a profissão, de adquirir bens que desejam, pois a economia está nas mãos do laissez-faire, enquanto nosocialismo, por adotar uma organização centralizada na economia, onde o governo define o que e quanto produzir, transforma a possibilidade de alterar a profissão quase impossível ou adquirir bens que desejam, já que as possibilidades de escolha não existem.
O capitalismo como sistema econômico, desenvolve a liberdade, mesmo em sociedades totalitaristas, como a Rússia Czarista, com maior liberdadeque na União Soviética. Ainda que escolhas eram limitadas pelos Czares, algumas possibilidades de mudanças na sociedade ainda existiam.
Na democracia capitalista, a liberdade do individuo tem maior grau, mas pode diminuir quando o poder político cria limitações como leis, como exemplo o caso dos Estados Unidos, com a obrigatoriedade de contribuição de 10% da renda para a previdência socialao qual a seita Amish era contra e não paga o tributo, recebendo uma sanção do governo que confiscou 10% do rebanho deles como forma de arrecadação, ou seja, mesmo em uma organização que por princípios defende a liberdade pelo uso do poder político realiza atos contra os interesses individuais.
Em uma sociedade de mercado livre onde as empresas privadas atuam não existe a coerção, osdemandantes e os ofertantes agem por livre escolha, ao menos que seja um monopólio, onde o governo pode atuar para impedir a coerção, explicaremos melhor no próximo tópico. A livre escolha dos ofertantes e demandantes são vista até em sociedades mercantis, pois o individuo atua em pro do interesse próprio e não pela maioria, por isso podemos optar por cores diferentes de roupas, carros, entre outros,pois os produtores não definem pela maioria, e sim pelo interesse próprio.


Papel do Governo numa sociedade livre


No livre mercado o meio lógico de desenvolver o governo realiza-se através da discussão, onde todos podem expressar suas idéias para se criar uma solução para o problema, mas a situações que o poder econômico não se envolve, por ser situações que não é de seuinteresse.
O governo deve ser feito por um grupo que represente todos os grupos da sociedade, mas esta divisão pode ocasionar conflitos de interesse, fazendo com que a maioria implemente a solução a favor do seu interesse, sendo papel da constituição criar meios para defender a vontade de todos, em casos mais importantes, determinando meios para obrigar a unanimidade da decisão.


a) O...
tracking img