Capital social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITAL SOCIAL

INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar a rede de relacionamento no capital social. A rede de relacionamento ela pode funcionar como proteção familiar, amizade, proteção sobre a violência, a solidão, a falta de emprego, pode ser vista como uma rede de contatos pessoais, contatos profissionais que com a rede de relacionamento supri as necessidades do profissional. Sejapessoal ou profissional sempre estará integrado na rede, seja no grupo primário, secundário,grupo de referencia sempre haverá uma rede de relacionamento que facilitara a convivência, relembrar pessoas de infância, conseguir emprego através de sua pagina na rede entre outros motivos, que no decorrer do trabalho vamos poder observar detalhado a importância da rede de relacionamento.

Rede derelacionamentos
A rede de relacionamento é sustentada por amizades das pessoas e a relacionamentos profissionais, essa rede aparece em decorrência às necessidades a serem supridas por amigos. No caso da rede de relacionamentos é com ela que vamos suprir nossas necessidades profissionais. A profissional precisa se relacionar com as pessoas e ter amigos em todos os setores da sociedade e é sempre bem vindoter amigos em órgãos públicos e na sociedade de um modo geral. Quando alguém é informado ou indicado para uma oportunidade de emprego, está usando a rede como instrumento de distribuição. Já quando buscamos emprego por meio de nossas amizades, estamos usando o meio de captação. Isso é uma das principais características na rede de relacionamentos humanas, mas isso só acontece se mantiver sempreintegrado e interligado a sua rede.
A Estrutura da rede de relacionamentos
A todo o momento estamos integrados ao que podemos chamar de constelação humana, desde cedo nossa rede de relacionamentos é formada por nossos pais, irmãos, avós. Durante um intervalo de tempo vivemos somente dentro dessa rede familiar e só depois começamos a expandir essa rede. De modo geral expandimos a nossa rede sem nosdarmos conta, sem ser intencional, essa expansão acontece naturalmente e por isso ela é menor do que poderia ser. Diariamente convivemos com três níveis de rede.
O grupo primário: formado por pessoas que temos proximidade, nas quais temos envolvimento emocional e disposição imediata de colaborar e compartilhar objetivos comuns. (família e amigos íntimos)
O grupo secundário: representado pelasrelações mais formais e menos próximas (pessoas que atuam na mesma área profissional e conhecidos).
Grupo de referência - constituído e caracterizado pela oferta de parâmetros às nossas ações individuais, centrando-se no coletivo, uma vez que suas ações, valores e expectativas direcionam o nosso padrão de comportamento (grupos e instituições consolidados em torno de um objetivo único - o bemcomum).São grupos aos quais o indivíduo não pertence, mas gostaria de pertencer ou assemelhar-se aos seus elementos. São aqueles que o indivíduo toma como modelo quando emite juízos e crenças. Os grupos de referência também condicionam o seu comportamento individual. O desejo de parecer-se com determinado grupo faz com que o indivíduo adopte algumas pautas de consumo do seu grupo de referência,distintas das do grupo a que pertence.
Essa classificação pode ser traduzida de modo simplificado definindo o grau de intimidade que temos uns com os outros.
Navegando na rede, você acessa qualquer pessoa
Como vivemos todos interligados nessa rede, conseguimos nos aproximar com facilidade de qualquer pessoa, por distante geograficamente que ela esteja. A aproximação do alvo acontece sempre por meio deum amigo que já faz parte d sua rede ou do amigo de um amigo. As vezes não percebemos a ligação em nossa rede porque ela passa a ser de um terceiro vinculo e aí tornar-se virtual. Na sua rede você tem possui um amigo que é amigo, parente, enfim, é mais intimo de um empresário que você almeja ser seu futuro chefe. Ali criamos um possível contato que pode facilitar o processo de seleção até você...
tracking img