Capacidade dos stakeholders em influenciar as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1- Introdução: 2
2- O que são Stakeholders 3
3- A influencia dos Stakeholders 7
3.1- Empregados: 7
3.2 – Acionistas 8
3.3 – Clientes 9
3.4 – Fornecedores 11
4- Tipos de Stakeholders 13
4.1 Stakeholders primários 13
4.2 Stakeholders Secundários 14
5- Conclusão 16
6- Bibliografia 17

1- Introdução:

Nos dias de hoje, com as crescentes transformações, concorrência enecessidade de integração, as organizações tem sido estimuladas a unirem forças de âmbito externo e interno, com o fim de buscar um crescimento contínuo e integrado em suas respectivas empresas, para poderem estar a frente de seus concorrentes e assim, conquistar melhores clientes e espaço no mercado de trabalho.

Assim, a teoria dos stakeholders, é caracterizada como uma importante ferramenta dentrodo modelo de gestão organizacional, pois é atrás dela, que há a possibilidade de um tratamento mais vasto e recente para o processo de diversos assuntos dentro da dinâmica organizacional.

Dentro de um ambiente organizacional, há relações de interdependência em diversos componentes ambientais e a organização focal, onde estas podem ser caracterizadas por mútuas influências, que geram um alto oubaixo poder de uma organização frente a esses componentes.

Portanto, o estudo dos stakeholders deve levar em consideração a organização como anexo de um sistema aberto, em que esta possui múltiplas relações de influencias, uma vez que aas organizações são não são consideradas como auto-independente ou auto-suficiente, sendo condicionadas ás demandas do ambiente com o fim de proporcionar recursosnecessários e aspirar outros.

2- O que são Stakeholders

Os stakeholders são nomeados em todos os segmentos que influenciam ou são influenciados pelas ações de uma organização, escapando do conhecimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor.

As organizações, em sua maioria, possuem as seguintes partes interessadas: os clientes, os trabalhadores (força de trabalho), osacionistas e proprietários, os fornecedores e a sociedade. Essas partes podem variar em quantidade e na forma de denominá-las, dependendo do perfil de cada organização.

Dentro da organização, podem-se identificar os stakeholders como: mídia (publicidades, área de marketing), fornecedores, meio ambiente, serviços ou processos terceirizados, concorrentes, acionistas, clientes, comunidade, por fim, até umasérie de processos físicos ou jurídicos de uma organização pode ser caracterizada como um stakeholders, com um, porém de que haja sempre a interação com a mesma. Algumas empresas utilizam o stakeholders como um pilar utilizado na política de gerenciamento interno, que para proporcionar uma maior compreensão dos colaboradores, é comum utilizar como já foi dito anteriormente, o termo públicointerno e externo, que consiste em uma tradução da palavra stakeholders.

Figura 01: Influência da relação stakeholders-organização - Fonte: Autor

A teoria dos Stakeholders utilizando-se dos mecanismos de analise da teoria sistêmica, referentes á interdependência e integração dos agentes que compões um sistema procura explicar essa inter-relação e desenvolver fundamentação teórica atinente áresponsabilidade social da organização com o ambiente onde está inserida. (Campbell, 1997).

Assim, podemos dizer que a organização tem responsabilidade social no ambiente a que esta relacionada. Existem dois tipos de stakeholders que agem segundo a empresa, sendo que o primeiro tem com o objetivo de buscar, melhores salários, maiores prazos para efetuar pagamentos e preços mais baixos, a fim de obter cadavez mais lucros, são os chamados stakeholders ativos. Já o segundo grupo, possui agentes, cuja intenção é influenciar a organização de maneira indireta, estes são os stakeholders passivos, sendo caracterizados em organizações não governamentais e na própria sociedade.

O mapeamento dos stakeholders pode ser realizado em três perspectivas: o descritivo/empírico, onde é objetivada para esclarecer...
tracking img