Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS
UNIDADE DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES
COMPONETES: WARLEM LUIZ PINTO
DEIVERSON DUARTE DA SILVA
TIAGO VINICIUS CARDOSO
KAIO CEZAR NASCIMENTO

MEIO AMBIENTE
PROFESSORA SILVANA

BRUMADINHO, OUTUBRO/2011

IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS PROVOCADOS PELAS
OCUPAÇOES IRREGUARES DO SOLO URBANO:
ESTUDO DE CASO DO LOTEAMENTO SERRA AZUL

RESUMOEssa pesquisa teve como finalidade a avaliação e identificação dos impactos sócio-ambientais provenientes do grande crescimento da urbanização inadequada das cidades brasileiras, sendo abordado um comentário de forma geral relacionando os problemas ambientais das grandes metrópoles brasileiras. A abordagem principal foi à avaliação dos impactos decorrentes da instalação do loteamento Serra Azul,localizado no município de Goiânia. A área desse loteamento foi consolidada sem a aprovação do poder público, pois corresponde a uma ocupação em área brejada, ou seja, com alguns afloramentos do lençol freático, portanto, trata-se de um núcleo urbano instalado de forma irregular. Adotou-se como metodologia a aplicação de questionário com os moradores da área de interesse e visita a campo. Oprincipal resultado identificado, caracterizou-se pelo baixo nível de infra-estrutura urbana local disponibilizada aos seus moradores.

INTRODUÇÃO
Com o crescimento desordenado da urbanização nas cidades brasileiras, a demanda nos espaços urbanos vem aumentando, resultante da grande migração da população da zona rural para a zona urbana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística – IBGE (2007), no Brasil cerca de 85% da população vivem em área urbana. Desde os anos 50, que as cidades brasileiras vêm crescendo de maneira desordenada devido à grande migração da população rural para a zona urbana, contribuindo com a expansão das cidades, totalmente sem infra-estrutura e gestão urbana adequada para o montante de pessoas, proporcionando uma má qualidade de vida das pessoas eaumento na desigualdade social das cidades.
É necessário destacar que os modelos de política e planejamento urbano adotados pelas cidades nos anos 70 e início dos anos 80 também foram marcados por uma visão bastante estadista da política urbana, sendo formuladas e implementadas durante o período do milagre brasileiro, estas práticas foram marcadas pelo autoritarismo do regime político em vigor epor uma forte crença na capacidade do Estado em financiar o desenvolvimento urbano em que se praticavam nessa época.
Na cidade de Goiânia, projetada para 50.000 habitantes, pelo arquiteto Atílio Correa Lima e o engenheiro Aramando de Godoy, com intuito de ser a nova capital do estado, pois Goiás Velho a capital do estado na época, foi criada no período do ciclo da mineração, não possuindo nenhumplanejamento urbano, dessa forma o senhor Pedro Ludovico Teixeira saiu à procura de uma área para que fosse construída a nova capital do estado. Goiânia nos dias atuais é a capital do estado de Goiás, segundo dados do IBGE (2007), a população goianiense está em 1.224.645 habitantes, apesar de ser uma cidade relativamente nova com, 74 anos, sofreu com essa urbanização inesperada, e às vezes,desordenado. Devido aos governantes terem esquecido o planejamento iniciado em sua criação, tornando uma disputa maior pelo espaço urbano e conseqüentemente o aumento das ocupações irregulares e loteamentos clandestinos são inevitáveis. Neste contexto do crescimento desordenado das cidades recebendo esse contingente de pessoas sem possuir uma mão-de-obra adequada e um planejamento adequado era de seesperar que acontecesse um grande transtorno nas cidades como, colapso do transporte coletivo, congestionamento no sistema de trânsito, aumento nos processos erosivos, poluição das águas, solo e ar, assoreamento de rios e córregos, precariedade no saneamento básico, aumento do desemprego e da violência nos grandes centros urbanos.
O parcelamento do solo urbano, e, sobretudo o zoneamento, define...
tracking img