Cap Tulo 4 Sociologia Jur Dca

2017 palavras 9 páginas
Capítulo 4
Conflitos, Integração e Mudanças Sociais. O Papel das normas jurídicas.
A sociologia examina o comportamento humano no âmbito social, sendo particularmente interessada pelos modelos de comportamento existentes na sociedade. Ela observa e analisa as regras que regem as relações sociais, ou seja, estuda a interação entre pessoas e grupos.
O Estudo das relações sociais e da interação entre pessoas requer a análise das regras de organização social, dos conflitos e mudanças sociais. Os grupos de poder procuram influenciar as demais pessoas, de forma que estas últimas compartam os padrões de comportamento dominantes.
A imposição de uma ordem social não se realiza sem que surjam conflitos relativos às regras sociais. Muitas vezes estes conflitos levam a uma alteração da organização da sociedade.
Por esta razão, a sociologia encontra-se no direito, cujo objetivo principal e estabelecer regras explícitas e coerentes, que visam a regular o comportamento social. As regras, por sua vez, são suscetíveis de mudanças. Assim, a sociologia jurídica depara-se , na sua leitura do direito, com os fenômenos do conflito, da integração e da mudança social que se exprimem também por meio do sistema jurídico.
1. Teorias Funcionalistas e Teorias do Conflito Social
Teorias Funcionalistas: - Consideram a sociedade como uma grande máquina. A finalidade da sociedade é a sua reprodução por meio do funcionamento perfeito dos seus vários componentes. Isto pressupõe que os indivíduos sejam integrados no sistema de valores da sociedade e que compartilhem os mesmos objetivos, ou seja, que aceitem as regras sociais vigentes e se comportem de forma adequada ás mesmas.
- Toda sociedade prevê mecanismos de reajuste e de redistribuição de recursos e funções, permitindo uma mudança paulatina dentro dos limites estabelecidos pela própria sociedade. Cada situação de crise e de conflito que escape a estes mecanismos é considerada como uma disfunção. Diante disto, a sociedade deve reagir: ou

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas