Cap tulo 3 A Gesta o Normal CEPAS

2447 palavras 10 páginas
Capítulo 3 – Gestação Normal

3.1 – Modificações do corpo materno
As alterações fisiológicas observadas na gestação decorrem, principalmente, de fatores hormonais e mecânicos. Essas alterações devem ser consideradas normais durante o estado gravídico, mesmo podendo, às vezes, determinar pequenos sintomas molestos à paciente.
Algumas alterações importantes:
· Postura: o centro de gravidade, durante a gestação, se desvia para frente e compensatoriamente todo o corpo se joga para trás. Pode surgir, então, uma lordose da coluna lombar, que muitas vezes é responsável por dores nas costas. Grupos musculares que ordinariamente não têm função nítida ou constante passam a atuar e a favorecer o aparecimento dessas dores. Quando a gestante está em pé, ocorre a ampliação da base de sustentação com o afastamento dos pés.
· Marcha: a gestante apresenta passos mais curtos e oscilantes, muitas vezes chamados de marcha anserina.
· Água corporal: há um acréscimo de 7,5 l de água no organismo da gestante sem edema. Isso requer retenção proporcional de cloreto de sódio para manter a osmolaridade plasmática; quando não ocorre o equilíbrio necessário entre água e eletrólitos surge o edema, mais comum no final da gestação.
· Pressão arterial: na gravidez a pressão sistólica sofre queda ligeira (3 – 4 mmHg) e a pressão diastólica baixa significativa (10 – 15 mmHg), no 2.º trimestre, retornando aos níveis pré-gravídicos no 3.º trimestre.
· Pressão venosa: aumenta durante a gestação, nos membros inferiores, em virtude da compressão que o útero determina na veia cava inferior e veias pélvicas. Há, na gravidez, tendência à hipotensão, lipotimia ortostática (“tontura na posição em pé”), edema de membros inferiores, varicosidades e hemorróidas.
· Sistema digestivo: no 1.º trimestre, é comum o aparecimento de náuseas, habitualmente matinais. O sistema gastrintestinal está atônico durante toda a gestação, levando muitas vezes à pirose (queimação retroesternal) e constipação intestinal.

3.2 –

Relacionados

  • trajetoria recente do desenvolvimento
    199504 palavras | 799 páginas