Cap 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap5
1 Max Weber e a burocracia
O principal motivo para existência de organizações é o fato que os objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada, de um grupo de pessoas.
Qualquersociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia, de acordo com Max Weber.
Organizações formais, ou burocráticas, apresentam três principais características que asdistinguem dos grupos informais e primários, que formam o grupo ideal de burocracia.
1.1 Formalidade
São organizações constituídas com base em normas e regulamentos explícitos, chamados leis. Oque cada um pode ou deve fazer está explicitado nas leis. As leis criam figuras de autoridade, que têm direito de emitir ordens.
Na burocracia, o comportamento é sempre regulamentado de formaexplicita. Todos são iguais perante a lei.
1.2 Impessoalidade
Numa burocracia, nenhuma pessoa é empregada ou vassala de outra. Se a pessoa ocupa um cargo de autoridade é um superior e está subordinadaa uma legislação que define os limites de seus poderes. A obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, e sim ao cargo que ocupa.
O que conta é o cargo e não a pessoa. Por estemotivo que organizações formais são impessoais.
1.3 Profissionalismo
De forma geral, o cargo da burocracia oferece aos ocupantes carreira profissional, meios de vida, além de formação. A escolhapara o cargo deve-se as suas qualificações, que são aprimoradas por meio de treinamento especializado. As organizações formais são sistemas de trabalho que fornecem a seus integrantes meios desubsistência.
1 Amitai Etzioni e o Poder
Apesar de diferentes umas das outras, as organizações agrupam-se em categorias. As categorias permitem fazer analises comparativa e ressaltar peculiaridades. Cadatipo de organização é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas. Cada tipo de poder dá origem a um tipo de obediência.
O tipo de poder determina o tipo de obediência que define a...
tracking img