Canom biblico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÂNON BÍBLICO

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA CÂNON
A palavra cânon não é mencionada na Bíblia, embora a raiz da qual se deriva aparece em 1Rs 14.15 e Jó 40.21. Originalmente significava "junco" ou "talo" de papiro, capim-limão ou cálamo. Pelo fato dos juncos serem usados como réguas ou instrumentos para fazer linhas retas, "canon" passou a siginificar "medida" ou "haste de medição". O termocânon foi empregado pela primeira vez como expressão teológica referente às Escrituras por Atanásio, bispo de Alexandria, na carta pascal às igrejas em que descreveu o conteúdo do Novo Testamento (307 d.C.).
A questão de quais livros pertencem à Bíblia é chamada questão canônica e, refere-se à coleção de livros que passaram pelo teste de autenticidade e autoridade; significa ainda que esseslivros são nossa regra de vida. Como foi formada esta coleção?
Nosso conhecimento do processo de formação resultante no cânon fixo ainda é obscuro. Infelizmente não dispomos de documentos antigos dos escribas detalhando os diversos passos do procedimento que culminou na Bíblia hebraica. Dois comentários são relevantes. O processo foi longo e complicado e, provavelmente deu-se em fases ao longo devários séculos da história dos hebreus. O esboço ganérico da formação da cânon a seguir organiza os dados disponíveis sobre o assunto:
FASE 1: Pronuciamentos detentores de autoridade.
Inicialmente a revelação de Deus aos hebreus era transmitida de forma oral na maioria dos casos. Mensagens como "Assim diz o Soberano Senhor" e "Ouçam a Palavra do Senhor" no Antigo Testamento, foram ditas por Isaias(1.10), Ezequiel (5.5), oralmente como receberam de Deus. Esses pronunciamentos foram passados às gerações seguintes com "Palavra do Senhor" na forma tradicional oral recebida.
FASE 2: Documentos formais escritos.
Em determinado ponto, palavras adágios e discursos divinamente inspirados foram registrados e preservados pela comunidade hebraica na forma escrita. Em certas ocasiões o pronunciamentoe a escrita ou registro eram quase simultâneos, como o LIvro da Lei, em Êxodo 24.3-4; Josué 1.8, e o oráculo de Jeremias para o rei Jeoaquim em Jr 36. Em outros casos o documento da revelação divina acontecia certo tempo após o acontecimento ou a circunstância que inspirou a Palavra do Senhor.
FASE 3: Coleção de documentos escritos:
O processo de coleção provavelmente foi extenso e abrangente,sabe-se que os Salmos foram reunidos durante o período de mais de 500 anos. Reunir os escritos de experiências hebraicas com Javé em antologias e livros era em parte, questão de conveniência para a comunidade, permitindo acesso fácil e a conservação garantida dos documentos. Acima de tudo, representava o valor, a importância e a autoridade das obras reunidas para a vida religiosa da comunidade.Esses livros exigiam atenção especial do povo hebreu (Dt 31.24-27).
FASE 4: Seleção de documentos escritos e fixação do cânon:
Os detalhes do procedimento de seleção de documentos são obscuros, mas podemos discernir os critérios básicos aplicados com o propósito de escolher e delinear o cânon. Basta dizer que o consenso entre líderes religiosos hebreus orientados pelo Espírito Santo de Deusdurante o decorrer da história israelita resultou no cânon hebraico das Escrituras Sagradas.
OS TESTES DE CANONICIDADE
Em primeiro lugar é importante lembrarmos que certos livros já eram canônicos antes de qualquer teste lhes ser aplicado. Isto é como dizer que alguns alunos são inteligentes antes mesmo de se lhes ministrar uma prova. Os testes apenas provam aquilo que intrinsecamente já existe. Domesmo modo, nem a Igreja nem os concílios eclesiásticos jamais concederam canonicidade ou autoridade a qualquer livro; o livro era autêntico ou não no momento em que foi escrito. A Igreja ou seus concílios reconheceram certos livros como Palavra de Deus e, com o passar do tempo, aqueles assim reconhecidos foram colecionados para formar o que hoje chamamos de Bíblia.
QUE TESTES A IGREJA...
tracking img