Canoagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Canoagem

1 – Origem e breve histórico

Por volta de 6000 anos atrás a canoagem era usada como meio de transporte pelos povos entre rios e lagos. Enquanto os povos indígenas utilizavam a canoa como meio de transporte, o caiaque era usado pelos esquimós para pesca e transporte entre dois pontos da costa. No começo do século XIX ingleses inspirados nestas embarcações começarama utilizar para lazer um tipo de embarcação chamado gronelandais e, em pouco tempo estes barcos adotaram os remos que serviram para dar mais velocidade e logo foi adotado por países como Alemanha e países da Europa central. Graças à suas experiências anteriores na Europa e no Oriente médio,

2 – Modalidades e Principais regras e objetivos da modalidade



• FreestyleEsta modalidade consiste basicamente em movimentos rápidos e acrobacias. As manobras devem ser executadas em uma onda ou então no refluxo do rio dentro do tempo de 40 segundos.

Todas as manobras são avaliadas e pontuadas de acordo com uma tabela de dificuldades. São usados caiaques e canoas de plástico sem tamanho determinado.




• Canoagemvelocidade
É uma modalidade de competição praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semifinalistas e finalistas.
Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta apóia-se no assoalho da canoa com joelho e usa remode uma só pá.




• Canoagem Slalom
Nesta modalidade os remadores têm que navegar o caiaque ou a canoa por entre as portas (duas balizas suspensas) sendo as de cor verde para remar a favor da correnteza e as de cor vermelha remar contra a correnteza, num percurso que varia de 250 a 400 metros.
Homens e mulheres em caiaques ecanoas podem participar desta prova. Existem também provas entre equipes.




• Canoagem Descida
O remador tem que demonstrar o controle sobre seu barco em águas com corredeiras enquanto percorre uma pista que varia de 400 a 800 metros no menor tempo possível.
O caiaque e as canoas desta modalidade são diferentes das usadas nacanoagem velocidade.




• Canoagem Maratona
Nas competições de maratona na canoagem os competidores percorrem uma distância longa sem padrões prescritos. Com duração aproximada de 3 horas para esta prova, o competidor deve percorrer o percurso como ele achar melhor e deve estar preparado para, se necessário, transportar sua embarcação através de algumobstáculo que esteja na água e não seja possível remar ou por terra, retirando a embarcação da água e voltando para a água assim que o obstáculo for superado.
Há vários tipos de águas da qual ocorrem a prática desta modalidade. Rios com ou sem obstáculos e interrupções, represas, pedras e/ou águas rasas que obrigue o competidor a transportar o seu barco por terra ou não.Lagos, estuários ou mar aberto também fazem parte da prática da canoagem maratona.




• Canoagem Onda
Esta modalidade, com origens vindas de embarcações de pesca que eram usadas tanto em rios como nos mares, se destaca por ser um esporte radical.
A canoagem onda, no Brasil, se divide em duas classes: Kayaksurf e Waveski. Internacionalmente, no entanto, elas são independentes.

• Kayaksurf
Esta modalidade é praticada com caiaques com shapes, do qual proporcionam ao canoísta, surfarem as ondas do mar. Ao contrário do que se possa imaginar, o esporte proporciona um desempenho parecido com a prancha de surf. Manobras como aéreo, tubos e cutbacks podem ser realizadas no Kayaksurf.
Este esporte surgiu através dos salva-vidas da Austrália e da...
tracking img