Portfolio atividades aquaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA













|Nome: | |
|RA: | |
|Atividade: |Portfólio Atividades Aquáticas|





















BATATAIS
2012
Atividades Aquáticas
Natação e o seu conceito
A natação é um desporto aquático que consiste na deslocação das pessoas através dos movimentos de braços e pernas dentro de água. A natação começou por ser um meio de sobrevivência das pessoas, que na época primitiva precisavam fugir deanimais maiores ou caçar nos rios e lagos. Hoje em dia, sobretudo a natação é uma forma de entretenimento e um desporto. A natação é uma modalidade que engloba quatro disciplinas: - Natação pura desportiva (modalidade individual); - Pólo aquático (jogo desportivo coletivo); - Natação sincronizada (modalidade individual e por grupos); - Saltos para a água (modalidade individual e por vezes emgrupo).

Tipo de Nados: É importante ressaltar que para cada tipo de nado, existe a forma correta da posição do corpo e da cabeça, da respiração, propulsão das pernas e braços, além da coordenação geral do corpo.

Nado Crawl
Este nado é o mais conhecido e o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no planovertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.
 
Nado de Costas
    Neste nado, o nadador permanece todo o percurso com o abdomevoltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por sobre a cabeça alternadamente entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mínimo seja o primeiro a penetrar na água. Em seu movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.
 
Nado de Peito
    Este é o maislento dos estilos, são executados com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã, ao mesmo tempoem que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.
 
Nado Borboleta ou Golfinho
    Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação daFederação Internacional de Natação Amadora (FINA), passou a ser prova específica, com a adoção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente é chamado de golfinho.


Canoagem
As canoas foram desenvolvidas no transcurso de milhares de anos primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra queconhecemos hoje (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore. Por muitos anos (e até mesmo hoje), foi o meio de transporte mais usado na colonização da América do Norte, Amazonas e Polinésia.

Características dos caiaques e canoas
Caiaques com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito peso, são apropriados...
tracking img