CANDOMBL

863 palavras 4 páginas
CANDOMBLÉ – ORIGEM, SIGNIFICADO E FUNCIONAMENTO
Por Kenyt Camará

Foto 1 – O Orixá guía de cada pessoa é identificado por um pai ou mãe de santo experiente. Isso acontece por meio de percepções sensitivas. Fonte – Black Women of Brazil

O termo candomblé tem origem banta, tendo como raiz o quimbundo kiamdomb ou quicongo ndombe, ambos significando “negro”, tornaram-se sinônimo e referência genérica de diferentes expressões de religiosidade de matriz africana, exceção feita à Umbanda cuja origem intensamente sincrética a situa em outra categoria de estudo e observação. Segundo Nei Lopes, sambista, compositor popular, escritor e estudioso das culturas africanas, o candomblé é o “nome genérico com que, no Brasil, se designam o culto aos orixás jeje-nagôs e algumas formas derivadas, manifestas em diversas ‘nações’. Por extensão, celebração, festa dessa tradição, xirê; comunidade-terreiro onde se realizam essas festas. A modalidade original consiste em um sistema religioso autônomo e específico que ganhou forma e se desenvolveu no Brasil, a partir da Bahia, com base em diversas tradições religiosas de origem africana, notadamente da região do golfo da Guiné”.

Foto 2 – Ilustração que representa Oxóssi, orixá das caças e protetor dos animais. Créditos Ilé Odé

Nesta religião afro-brasileira são feitas homenagens aos antepassados com festas, comidas e os objetos que os representam. As divindades homenageadas nos rituais dos terreiros são antepassados queridos que foram importantes para a existência dos adeptos do candomblé no presente. Nesta religião acredita-se nas energias e durantes as homenagens são feitos pedidos de revitalização das energias destes antepassados nos praticantes do candomblé. Assim acontece o transe da incorporação da energia das divindades celebradas nas pessoas que são iniciadas e fazem parte de famílias do terreiro.

Foto 3 – Ilustração que retrata os Inkisis, encarnações de forças naturais. Nas casas de candomblé de Angola,

Relacionados

  • anuario76 klaaswoortmann
    14873 palavras | 60 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas