Cancer de pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
O ser humano, em todas as fases de sua vida, esta sempre descobrindo e apresenta coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, descobrir e apropiar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo,critico e criativo.
A esse, de apropriação é que damos o nome de educação. Esta não existe por si só; é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comungam do mesmo saber.
A infância é a idade das brincadeiras. Acredita-se que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção narealidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganizar, destrói e reconstrói o mundo.
Destaca-se o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira e algo inerente na criança, é descobrir o mundo que a cerca.
O lúdico na educação infantil, tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado eda importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provocá-lo, para que insira o brincar em seu projetos educativos, tendo intencionalidade, objetivos e consciências clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.

“É muito importante aprender com alegria, com vontade. Educar é ir em direção à alegria.”(Sneyders 1996, p. 36)

Portanto, é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantes lúdicas.
O presente trabalho procura conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantile dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança.
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da visão de autores, como Vygotsky ( 1984 ) Negrini ( 1990 ), Sneyders (1996 ), Marcelino (1990 ) e outrosque abordaram a importância do lúdico do desenvolvimento infantil e na educação. A “visão bibliográfica tem a pretensão de contribuir para a formação de profissionais que consideram “o se criança” e “ o brincar” como a fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano.1.1 O LÚDICO NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

A brincadeira, no panorama sócio-histórico é de atividade social humana que supõe contextos sociais e culturais. O lúdico como instrumento educativo já se fazia presente no universo criativo do homem desde os primórdios dahumanidade. (Andrade e Sanches, 2006; (Szundy, 2005).
Por meio dos estudos de Cardoso (1996) as brincadeiras foram ocupando lugar de destaque numa sociedade que se desenvolveu do ponto de vista tecnológico e de suas relações sociais. No que diz respeito a essa mesma perspectiva sócio-histórica vale destacar as pesquisas desenvolvidas por Szundy (2005). Em seus estudos, essapesquisadora chama atenção para o fator histórico do jogo com uma presença marcante nas diversas atividades características das civilizações antigas, das quais o mito e o culto podem ser citados como exemplos claros dessa influência. Ao criar um jogo entre fantasia e realidade, o homem primitivo procurava, através do mito, dar conta dos fenômenos do mundo. No que dizem respeito ao culto, os rituais das...
tracking img