Cancer de colo de utero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Abordar o tema “Câncer de Colo de Útero” e algumas intervenções da enfermagem é de extrema importância para a sociedade haja vista que essa doença representa uma neoplasia malígna e está evoluindo a cada dia, seja em nosso país ou no mundo, o que leva a um grande número de óbitos tornando-se um grave problema de saúde para a população feminina (SMELTZER; BARE, 2002).No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum e a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres (INCA, 2006). Ocorre com mais frequência em mulheres entre 30 e 45 anos de idade, porém pode ocorrer mais precocemente, sendo vários os fatores de risco (SMELTZER; BARE, 2002). Dentre os fatores pode-se destacar as pessoas que tenham relação comvários parceiros sexuais ou ter um único parceiro que tenha relação sexual com várias parceiras, atividade sexual ou gestação precoce, ser usuária de álcool ou tabagismo, mulheres que tiveram menstruação precoce ou que a menopausa seja tardia, ter baixo nível socioeconômico, não fazer a higiene íntima adequadamente, ou usar contraceptivos orais por tempo prolongado, além de ter infecção cervicalcrônica e possuir histórico familiar da doença.
Além disso, existem grandes possibilidades para a prevenção e a cura desse tipo de câncer, principalmente se for diagnosticado precocemente o que leva a dizer da importância dos serviços de saúde na orientação e na importância de se fazer o preventivo, haja vista que, se este for realizado de maneira periódica, o risco das mulheres contraírem essadoença diminuirá de maneira considerável, cuja orientação dos serviços de saúde é de fundamental importância, pois se as pessoas fizerem o exame preventivo periodicamente, o índice de mortalidade câncer de colo de útero vai ser reduzido consideravelmente (INCA . 2006, p. 1).
De acordo com dados do INCA (2010), “o câncer de colo do útero, também conhecido como câncer de cérvix, é o segundomais comum em mulheres de todo mundo e o mais comum nos países em desenvolvimento sendo o Brasil o campeão do mundo em incidência. Além disso, o câncer de colo de útero em sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres/ano. E em 2010 era esperado 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres”.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível com importante papel nodesenvolvimento do câncer de colo uterino e das lesões que o antecedem. A prática de sexo seguro, realizada através do uso de preservativos, pode ser considerada como uma forma primária de prevenção a esse tipo de neoplasia (INCA. 2006).
De acordo com as palavras de Pinotti (1986, p. 25), “o câncer de colo de útero é considerado de alta periculosidade se for diagnosticado tardiamente e com isto asmulheres não devem esperar para sentir os sintomas para procurarem uma unidade de saúde e fazer o exame de papanicolau, devendo se prevenir e tratar a doença antes que a mesma se agrave”.
Diante as afirmações de Pinotti (1997), outro meio de evitar o câncer de colo de útero seria fazendo o exame Papanicolaou que através deste são analisadas as alterações celulares das regiões da cervix e davagina além das alterações das fases do período menstrual onde para se fazer a coleta do material é feito a raspagem das regiões do fundo do saco cervical, endocervical e vaginal e no material colhido realizado a classificação de acordo com as características celulares e histológicas.
É importante ressaltar que as mulheres devem realizar com frequência este exame e serem orientadas sobre osfatores de risco que esta doença acarreta ficando ciente das vantagens sobre a detecção precoce. (HALBE, 1993).
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), fornece assistência à mulher de forma integral,com oportunidade na educação e orientação junto á população feminina, esclarecendo duvidas e incentivado a realização periódica do exame, contribuindo assim para uma redução no número...
tracking img