Cance de boca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CANCER DE BOCA

Câncer de boca é um nome genérico que se dá para vários tipos de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Eles podem se desenvolver nos lábios, língua, palato (céu da boca), gengiva, tonsilas palatinas (amígdalas) e glândulas salivares.
Inicialmente, o câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços,inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade de falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O câncer de boca no Brasil encontra-se entre os
dez mais incidentes(THULER;REBELO,1999). Osdiagnósticos dessa doença são feitos, na maioria das vezes, em fases avançadas(KOWALSKI;NISHIMOTO, 2000). Essa situação indica alguma falha no processo de atendimento ao paciente, uma vez que a doença pode ser prevenida ou diagnosticada em fases iniciais. O diagnóstico em fase inicial é favorecido pela loclização do câncer de boca. Mais de 50% dos casos são diagnósticados em estágios dadoença(INCA,2003).


No Brasil, o câncer de boca é o 4º tipo de câncer mais frequente entre os homens e o 7º mais frequente entre as mulheres. A taxa de mortalidade nos homens é 4 vezes maior do que nas mulheres. nos ultimos 30 (trinta) anos, a incidencia do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos sao diagnosticados numa fase muito tardia, levando o perfil das ações de combate do câncer deboca.

O Que Causa Câncer de Boca?

Na maioria das vezes, o câncer de boca está associado a maus hábitos no estilo de vida. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.
Além do alcoolismo e tabagismo, outros fatores de risco, incluem: hábitos alimentares, irritação crônica, agentes biológicos e radiação solar.
• Tabagismo. O fumo é um dosmais potentes agentes cancerígenos conhecidos. Das cerca de 4.700 substâncias tóxicas encontradas no tabaco e na sua fumaça, 60 apresentam ação carcinogênica comprovada. Além da ação das substâncias cancerígenas, a exposição contínua ao calor da combustão do cigarro potencializa as agressões sobre a mucosa bucal (a temperatura na ponta de um cigarro aceso varia de 835 a 884 graus centígrados). Ouso de tabaco sem fumaça, que inclui o rapé e tabaco para mascar, também causa câncer bucal. Essa forma de consumo de tabaco permite que resíduos deixados entre a bochecha e a língua tenham um contato mais prolongado, favorecendo a ação das substâncias cancerígenas do tabaco sobre a mucosa bucal.
• Alcoolismo. Os mecanismos pelos quais as bebidas alcoólicas podem causar câncer ainda não sãoclaros. No entanto, os especialistas acreditam que uma substância derivada do álcool, o acetaldeído, causa mutações genéticas nas células com as quais entra em contato. Além do câncer de boca, o consumo de álcool também causa câncer de faringe, laringe, esôfago, fígado e mama. O consumo de bebidas alcoólicas aumenta cerca de 9 vezes o risco de câncer da boca, e quando associado ao tabagismo esserisco torna-se 35 vezes maior
• Hábitos alimentares. Estudos revelam que deficiências nutricionais e alimentação inadequada funcionam como fontes de radicais livres - substâncias que causam danos às células, tornando-as mais vulneráveis ao desenvolvimento do câncer. Uma alimentação rica em gorduras, álcool ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e minerais (cálcio e selênio) é considerada umimportante fator de risco. Verificou-se que, indivíduos que consomem bastante frutas cítricas e vegetais ricos em beta-caroteno, têm baixo risco de desenvolvimento de câncer da boca. O betacaroteno é encontrado principalmente na cenoura, mamão, abóbora, batata doce, couve e espinafre.
• Irritação crônica. A ação constante e prolongada sobre a mucosa bucal de próteses dentárias mal-ajustadas...
tracking img