Canal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Localização:
O canal anal não possui revestimento peritoneal e se estende da face superior do diafragma da pelve até o ânus. Começa onde a ampola do reto estreita-se pelo músculo puborretal.anterior: centro tendíneo e bulbo do pênis (homem) ou vagina (mulher)posterior: lig. anococcígeolateral: fossa isquiorretal
Estruturas:
Músculos elevadores do ânus: Os músculos elevadores do ânusenvolvem toda a circunferência da ampola do reto e parte do canal anal.
Esfíncter anal interno: O esfíncter anal interno é formado por fibras musculares lisas, em forma de anel. Sua contração éinvoluntária. Tem a função de manter o ânus fechado, ficando sempre contraído e relaxando somente durante a evacuação.
Esfíncter anal externo: O esfíncter anal externo é formado por musculatura estriada , emcontinuação dos músculos elevadores do ânus, se dispões circularmente em torno do esfíncter anal interno, e, morfologicamente, têm três segmentos: profundo, superficial e subcutâneo que atuam com umaúnica unidade funcional. Sua contração é voluntária.
Corpo cavernoso: O corpo cavernoso é constituído por uma rede de vasos arterio-venosos de paredes finas, chamada de plexo hemorroidário,localizado na submucosa do canal anal, e é cheio de sangue oxigenado oriundo dos ramos terminais da artéria retal superior.
Colunas anais: As colunas anais são unidas por válvulas anais.
Válvulaanal, abaixo cripta anal e lateralmente as glândulas anais que produzem muco.
Seios anais: Os seios anais secretam muco produzido pelas glândulas anais para facilitar a passagem das fezes sem lesão damucosa.
Linha anorretal (pectínea ou dentada):
Sulco intermuscular(linha branca de Hilton)
Margem anal
Pele perianal, onde estão localizados glândulas sudoríparas e pelos.

Vascularização:
Aartéria retal superior, que é a continuação da artéria mesentérica inferior abdominal, irriga a parte proximal do reto. As artéria retais médias direita e esquerda, irrigam as partes média e...