Canal panama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Engenharia – Canal do Panamá

Trabalho apresentado à disciplina de Atividades Praticas Supervisionadas do 1º semestre do curso de Engenharia Civil da IUESO.

Componentes da equipe:
Fábio Fúlvio Muniz da Silva
RA: 02290003983
Guilherme Morais de Oliveira
RA: 02290003858

Goiânia, Novembro de 2012
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 2
2 - DESENVOLVIMENTO 3
2.1CARACTERISTICAS 4
2.2ETAPAS CONSTRUTIVAS 4
2.3 OPERAÇÃO 7
2.4 IMPACTO AMBIENTAL 8
3 - CONCLUSÃO 9
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
5 - ANEXOS 11


1. Introdução
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacionaldevido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).
O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.
O objetivo do trabalho e analisar a operação, suas caracteristicas, os impactos ambientais. Conhecer um pouco sobre sua historia,e a importancia da obra.

2.Desenvolvimento
2.1 Características
O canal possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico (Pedro Miguel e Miraflores) e um outro grupo no lado do Atlântico (Gatún). Neste último, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 56kW é suficiente para abri-las e reabri-las. O lagoGatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 metros acima do nível do mar, e depois, através de um conjunto duplo de eclusas emMiraflores. Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 centímetros mais alto do que o lado do Atlântico, e tem marés muito mais altas.
Diversas ilhas situam-se no lago Gatún, incluindo a ilha Barro Colorado, um santuário mundial de vida selvagem.2.2 Etapas Construtivas
A tentativa francesa
Em 1878, o francês Ferdinand de Lesseps, construtor do canal de Suez, obteve uma concessão do governo da Colômbia, a quem a região pertencia à época, autorizando a sua companhia a iniciar as obras de abertura do canal.
O projeto de Lesseps constituía-se na abertura de um canal ao nível do mar. Entretanto, na prática, os seus engenheiros nuncaconseguiram uma solução prática para o problema do curso do rio Chagres, que atravessava em diversos pontos o traçado projetado para o canal. Além disso, a abertura deste ao nível do mar, implicava na completa drenagem daquele rio, um desafio para a engenharia da época.
As obras iniciaram-se em 1880, com base na experiência de Suez. Entretanto, as diferenças de tipo de terreno, relevo e climaconstituíram-se em desafios consideráveis. Chuvas torrenciais, enchentes, desmoronamentos e altíssimas taxas de mortalidade de trabalhadores devido a doenças tropicais, nomeadamente a malária e a febre amarela, causaram demoras imprevistas no projeto original. Em 1885, o plano inicial de um canal ao nível do mar foi alterado, passando a incluir uma comporta. Mas, após quatro anos de investimentos etrabalho, a companhia veio a falir.
A tentativa dos Estados Unidos
O presidente Theodore Roosevelt estava convencido de que os Estados Unidos podiam terminar o projeto, e reconheceu que o controle estado-unidense da passagem do Atlântico ao Pacífico seria de uma importância militar e econômica considerável. O Panamá fazia então parte da Colômbia, de modo que Roosevelt começou as negociações com...
tracking img