Biologia celular e molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia celular e molecular
A célula é a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares. Em geral, os tecidos apresentam quantidades variáveis de material extracelular, produzido por suas células.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios
Um vírus nãoé capaz de se multiplicar, exceto quando parasita uma célula de cujas enzimas se utiliza para síntese das macromoléculas que vão formar novos vírus. São, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus são parasitas moleculares, pois induzem a maquinaria sintética das células a sintetizar as moléculas que vão formar novos vírus em vez de produzir moléculas para a própria célula.Rickéttsias e clamídias são células incompletas e, por essa razão, só proliferam no interior de uma célula completa
Como os vírus, as rickéttsias e clamídias são parasitas intracelulares obrigatórios, pois só proliferam no interior das células completas.
Existem apenas 2 tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes
Existem duas classes de células: as procariontes, cujo os cromossomos nãoestão separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes, com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
As células procariontes são pobres em membranas
As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, geralmente a única membrana presente é a membrana plasmática. Os seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas; essas célulasconstituem as bactérias.
As células eucariontes são compartimentalizadas
Essas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas- o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear. A característica mais importante das células eucariontes é sua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processosmetabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células.
O citoplasma é constituído pela matriz, organelas e depósitos diversos
O citoplasma das células eucariontes contém as organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e peroxissomos.
Membrana Plasmática
É a parte mais externa do citoplasma, que separa a célula do meioextracelular, contribuindo para manter o meio intracelular, que é diferente do meio extracelular.
Mitocôndrias
As mitocôndrias são organelas esféricas ou, mais frequentemente, alongadas; sua principal função é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose. A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar suas diversas atividades, como movimentação, secreção edivisão mitótica.
Endossomos
Os endossomos formam um compartimento que recebe as moléculas introduzidas no citoplasma das células pelas vesículas de pinocitose, que se originam na membrana plasmática.
Aparelho de Golgi
Essa organela também é conhecida como zona ou complexo de Golgi. Esta organela tem múltiplas funções, porém é muito importante na separação e endereçamento das moléculassintetizadas nas células.
Lisossomos
Os lisossomos são depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, por fagocitose, ou então organelas da própria célula.
Peroxissomos
Os peroxissomos são organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, e também possuem um papel dedesintoxicação.
Receptores da membrana dos peroxissomos captam proteínas sintetizadas no citossol e que contém um sinal específico
Os peroxissomos crescem pela incorporação de proteínas sintetizadas nos polirribossomos livres no citossol, e que contém uma sequência especial de três aminoácidos próximos á extremidade carboxila da mólecula protéica , essa sequência é reconhecida por receptores...
tracking img