Canal de karol8819

1225 palavras 5 páginas
Introdução
Neste experimento visa-se analisar a lei Proposta por Robert Hooke (lei de Hooke) a partir do uso de molas e pesos. Essa lei diz que a intensidade da força deformadora é proporcional a deformação, e pode ser comprovada pela variação linear das mediadas, ou seja, da distensão das molas ao aumento dos pesos. O experimento tem ainda como objetivo principal determinar a constante elástica das molas.

Fundamentos Teóricos
Um corpo ligado a extremidade de uma mola no seu estado relaxado ou comprimida possui energia potencial elástica. De fato, a mola comprimida exerce uma força sobre o corpo, a qual realiza um trabalho sobre ele quando o abandonamos. Entretanto, se tentarmos comprimir (ou esticar) uma mola, nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela esta em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada.
A Figura 1a mostra uma mola com comprimento natural xₒ. Se esta for comprimida até um comprimento x≤ xₒ, a força F (também chamada de força restauradora) surge no sentido de recuperar o comprimento original, mostrado Figura 1: Lei de Hooke na figura 1b. Caso a mola seja esticada até um comprimento x≥ xₒ a força restauradora F terá o sentido mostrado em 1c. Em todas as situações descritas a força F é proporcional à deformação ∆x, definida como ∆x=x-xₒ.

Figura 1

Em outras palavras, mo regime elástico há uma dependência linear entre F e a deformação.
∆x.Este é o comportamento descrito pela lei de Hooke: F = -k∆x
Onde K é a constante de proporcionalidade chamada de constante elástica da mola, e é uma grandeza característica da mola. O sinal negativo indica o fato de que a força F tem sentido contrario a ∆x. Se K é muito grande significa que devemos realizar forças muitos grandes para esticar ou comprimir a mola,

Relacionados