Canal da mancha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A seguir trataremos de dois projetos de grande complexidade arquitetônica, com gastos financeiros enormes, que foram bem sucedidos na Área da Engenharia e Construção Civil e servem como exemplos de planejamento, gerenciamento e controle de qualidade, com objetivos propostos e planejados com eficiência e profissionalismo na busca da qualidade e segurança em obras degrande porte e que beneficiaram um número significativo de pessoas, que serão os usuários.
No primeiro caso trata-se do Túnel do Canal da Mancha, o chamado Eurotúnel que mede 50 km de extensão e liga o Reino Unido à França, mais precisamente de Kent a Normandia.
Iniciou sua construção em 1988, tendo sido concluído e inaugurado em 06 de maio de 1994, tendo trabalhadonele 13.000 pessoas e cujo volume de terras removido foi de 4 milhões de metros cúbicos somente do lado inglês, que serviram para aumentar a costa inglesa.
Usou-se tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para a exploração de óleo na verificação exata do que havia no leito do mar, o que ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal da Mancha, dando aotúnel fundações firmes de pedra sólida. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros.
Essa grandiosa obra, somente nos seis primeiros anos de sua conclusão foi utilizado por 112 milhões de passageiros, sendo considerado o maior metrô marítimo do mundo. Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportadospor um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel.

No segundo exemplo a seguir trata-se da Roda Gigante British Airways London Eye que é a roda de observação mais alta do mundo com 135 metros de altura. Localizado às margens do rio Tâmisa, oferece uma vista inigualável sobre Londres.

Desde sua inauguração, na virada do século, aBritish Airways London Eye ornou-se um marco icônico, com um status que pode ser comparado a Tower Bridge, Big Ben, Eros e a Torre de Londres. Ela tem sido usada como pano de fundo em inúmeros filmes e programas de TV inumeráveis. Uma fonte de orgulho para todo o país, bem como o capital, o London Eye é a adição mais distintiva deste século a maior cidade do mundo, amado por ingleses e turistas.De fato, em sua curta vida, tornou-se o mais popular do Reino Unido visitado por mais de 3,5 milhões de pessoas por ano (uma média de 10 mil por dia). A façanha de tirar o fôlego de design e engenharia, os passageiros em cápsulas O olho de Londres pode ver até 40 quilômetros em todas as direções, com total conforto e segurança.

Mas há mais, muito mais para aBritish Airways London Eye que seus pontos de vista e sua engenharia. Ela desempenha um papel integral na comunidade, tornou-se algo de um gateway ou um símbolo de Londres e oferece um espaço ideal para eventos corporativos e de entretenimento.
A British Airways London Eye possui um peso total de 2100 toneladas, e suas 32 cápsulas pesam cada qual 10 toneladas e tem capacidadepara transportar 25 passageiros, utilizando-se de 30 minutos para dar uma volta completa.






O Túnel do canal

Questões:

1 – Quais fatores fizeram do Túnel do Canal da Mancha um projeto particularmente complexo e como poderiam ter sido tratados?

R: Os fatores que fizeram o Túnel do Canal da Mancha um projeto particularmente complexo foram:
a) Econômico – os gastos com suaconstrução giraram em torno de 15 bilhões de euros;
b) Geográfico: 1 - com sua construção a Grã-Bretanha ganhou 90 acres a mais no tamanho do seu território, com a terra retirada do túnel e que hoje é utilizada como área de lazer, piquenique e pesca; 2 – foi um desafio enorme por tratar-se de um túnel de 50 km construído 40 metros do solo abaixo do nível do mar e 3 - as...
tracking img