Canais e drenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE DRENAGEM

INTRODUÇÃO

O projeto de drenagem foi desenvolvido com os dados obtidos dos Estudos Hidrológicos, compreendendo o dimensionamento, a verificação hidráulica, a funcionalidade e o posicionamento das obras e dispositivos.
Os dispositivos de drenagem têm como objetivo, captar e conduzir para local adequado toda a água que sob qualquer forma venha a atingir o corpo estradal.Segue abaixo a relação dos dispositivos de drenagem projetados:
* Obras de Arte Correntes;
* Valetas de Proteção de Corte;
* Sarjetas de Corte e Aterro;
* Entradas d’água em Aterro;
* Soleira de Dispersão;
* Descidas d’água em Aterro;
* Drenos Profundos e Subsuperficiais;
* Bocas de Lobo;
* Poços de Visita.

O projeto de drenagem e a indicação dosdispositivos de drenagem tem uma particularidade a mais, em vista das travessias urbanas, que implicou na necessidade de utilização de dispositivos do DER-MG e DNIT nas áreas rurais e de dispositivos de drenagem da SUDECAP/Prefeitura de Belo Horizonte nas travessias urbanas.

OBRAS DE ARTE CORRENTES

As Obras de Arte Correntes foram dimensionadas para operar como orifício (bueiros tubulares), tempo derecorrência de 25 anos e operar como canal (bueiros celulares), tempo de recorrência de 50 anos.
No dimensionamento foram utilizados tabelas e ábacos elaborados pelo “U.S.Bureau of Public Roads”.
O projeto de drenagem de grota compreendeu inicialmente a avaliação das obras existentes na rodovia em questão, quanto a seu funcionamento, estado de conservação e suficiência de vazão.
O dimensionamentohidráulico das obras de arte correntes deu-se com base nas vazões calculadas para todas as bacias hidrográficas interceptadas pelo traçado, com dados fornecidos pelos Estudos Hidrológicos.
Para a verificação hidráulica dos bueiros utilizaram-se as planilhas de cálculo de vazões, apresentadas em anexo, e verificação “in loco” dos mesmos.
Para as obras novas adotou-se o diâmetro mínimo parabueiro de grota 0,80m e de greide 0,60m tendo em vista entupimentos e facilitar trabalhos de limpeza. Para a drenagem urbana adotou-se para a rede coletora o diâmetro mínimo de 0,60m.

Os bueiros que se encontram em bom estado de funcionamento e em boas condições estruturais e com cobertura de aterro mínima de terraplenagem foram aproveitados, e por causa da duplicação da via, prolongadosindependendo do seu diâmetro.

No projeto das obras de arte correntes foram adotados os seguintes critérios:

* Altura mínima de recebimento acima da geratriz superior dos bueiros tubulares, conforme tabela abaixo:

* Em todos os casos o apiloamento lateral e a compactação manual do material, foram previstos até a altura mínima de 0,60m sobre a geratriz superior dos bueiros;
* Os tubos deconcreto armado indicados foram do tipo macho e fêmea, sendo que as classes seguem tabela da ABNT em função da altura de aterro.

Os bueiros que no estudo de aproveitamento, quando o projeto do prolongamento não tinha a cobertura de terraplenagem mínima especificada, foram indicados para serem removidos e projetado outro no mesmo local em cota de assentamento adequado.
Segue abaixo a relação dosbueiros que não poderão serem aproveitados e serão removidos:
Estaca 215+8,0 - BSTCᴓ 0,60
Estaca 251+10,0 – BSTCᴓ 0,40
Estaca 261+18,0 - BSTCᴓ 0,60

VALETAS DE PROTEÇÃO DE CORTE
As valetas foram projetadas com finalidade de impedir que as águas procedentes das encostas de montante atinjam a rodovia, evitando a sobrecarga de volume nas sarjetas, erosões e desestabilização do talude de corte eaterro, garantindo sua estabilidade.
Adotou-se para o projeto de valeta de corte os seguintes tipos: VP – 01, 75/50(forma trapezoidal em solo) e VP – 03, 75/50(forma trapezoidal, revestida de concreto). A escolha da valeta com forma trapezoidal deveu-se à sua melhor eficiência hidráulica.
Recomenda-se que sua localização seja a uma distância mínima de 3.00m da linha de off-set, que o material...
tracking img