Canada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os exploradores Europeus vieram para América do Norte nos séculos quinze e dezesseis. Porém, a área que se encontra o Canadá hoje, nunca foi citada até o século dezessete. É muito provável que os exploradores Vikings (povo escandinavo que vagavam pelos mares da Europa entre os séculos VIII e XX) tenham chegado nesta área bem antes dos exploradores Ingleses e Franceses. Mas a história do homembranco no país, conta que começou em 1497, quando John Cabot, um italiano a serviço do Rei Henry VII da Inglaterra, alcançou as terras onde é hoje a província de Newfounland e Nova Scotia.

Mas o que os Europeus chamaram de "Mundo Novo", na verdade era o "lar" de nativos aborígines, que já habitavam estas terras por mais de quinze mil anos antes deles desembarcarem na costa leste da América doNorte.

Os primeiros habitantes do Canadá eram índios que viviam em nações distintas na Costa leste, na área central, nas planícies e na costa oeste. Os Inuits, conhecidos como Esquimós, viviam no norte.

Os Britânicos e os Franceses foram os dois primeiros grupos de Europeus a se mudarem para esta área. O explorador Jacques Cartier usando a palavra "Kanata" que na língua dos índiosHuron-Iroquois significa "Vila" ou "povoado", nomeou o vilarejo encontrado que hoje é Newfoundland e Nova Scotia. Mais tarde, os desenhistas de mapas Europeus inventaram o nome "Canadá" para batizar o restante da nova terra encontrada.

O Canadá foi tomado pelos os Franceses em 1534 pelo explorador Jacques Cartier. Em 1604, eles chamaram a província de Nova Scotia de Nova França. Em 1608, Québec foiencontrada por eles. Mas, a colonização pelos franceses não foi bem sucedida. Durante a guerra dos Sete Anos, (1756/63), a Inglaterra estendeu suas conquistas, e o Maj. Gen. Britânico James Wolfe, conseguiu sua famosa vitória sobre Gen. Louis Montcalm fora de Québec, em 13 de setembro de 1759. O Tratado de Paris em 1763 passou para a Inglaterra o controle. Ao lado da estátua de Westminter em 1831,o domínio Inglês declarou formalmente que as duas nações (francesa e inglesa) seriam parceiras com os mesmos status e sem uma ser subordinada a outra.

O Canadá foi criado oficialmente em 1867 quando Ontário, Québec, Nova Scotia e New Brunswick se uniram. Este ato é celebrado todos os anos no dia Primeiro de Julho como dia oficial do aniversário do Canadá.

Nem todos os imigrantes doCanadá foram Europeus, Mas também, negros vindos da África como escravos nos séculos dezoito e dezenove. Quando a escravidão foi abolida no Canadá, muitos negros dos Estados Unidos foram fugidos para o Canadá.

Os Asiáticos também imigraram para o Canadá. A maioria deles estão situados na Província de British Columbia e o resto estão em outras partes do oeste Canadense. Depois do final das duasgrandes Guerras Mundiais, muitos outros Europeus foram para o Canadá como refugiados.

Em 1992 povos de mais de 200 paises diferentes, imigraram para o Canadá. A maioria deles eram Asiáticos, Africanos, Sul Americanos e Latinos. Para cada quatro canadense, um é de algum grupo étnico que não seja Francês ou Inglês.


Economia

O Canadá possui uma economia bastante diversificada. Os recursossilvicultura, mineração, agricultura e pesca, são muito importantes na geração de empregos e riqueza. Porém, o Canadá é reconhecido como o maior líder de tecnologia avançada do mundo, como por exemplo, na área de comunicações. Desde a Segunda Guerra Mundial, o crescimento impressionante da mineração, fabricação e de alguns setores destas áreas, tem transformado a nação canadense de vasta economiarural para industrial urbana.

O Canadá começou 1990 com recessão, e a taxa de crescimento tem estado em média de 1.1% até momento nesta década (1.4% de inflação em 1996). Mas apesar da recessão, o Canadá cresceu rapidamente comparando com outros paises desenvolvidos. Este sucesso é devido a diversos fatores, incluindo a inflação baixa, as taxas de juros baixas, ao dólar canadense baixo (em...
tracking img