Camuflagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Camuflagem
A camuflagem é um recurso resultante da ação da seleção natural[->0] sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores[->1]. Uma das mais amplas e variadas adaptações é a camuflagem natural, a habilidade[->2] de um animal esconder-se de predador ou presa.
A camuflagem pode ocorrer pela cor, forma ou tipo de cobertura do animal. Édifícil, por exemplo, distinguir um veado[->3] novo entre as folhagens, devido à cor parda e às pintas escuras. Como o objetivo final da camuflagem é esconder o animal de outros, a fisiologia[->4] e o comportamento de seus predadores ou de suas presas é altamente significante. Um animal não desenvolverá nenhuma camuflagem que não o ajude a sobreviver, então nem todos os animais misturam-se em seumeio ambiente da mesma maneira. Por exemplo, não há sentido em um animal replicar a cor de seu meio ambiente[->5] se o seu principal predador for insensível às cores. O fator mais importante é o meio ambiente.
[editar] Eficiência
A camuflagem mais eficiente é aquela em que o animal se mistura com o ambiente. Pode-se ver este tipo de camuflagem em todos os lugares. Veados, esquilos[->6],porcos-espinhos[->7] e muitos outros animais têm cor castanha, cores "tom de terra" que combinam com o marrom das árvores e do solo em uma floresta. Tubarões[->8], golfinhos[->9] e muitas outras criaturas do mar têm uma cor cinza-azulada, que os ajuda a misturarem-se com a luz suave da água.
[editar] Maneiras de produção de cor
Há duas maneiras pelas quais os animais produzem cores diferentes. Uma é pormeio dos biocromos[->10], que são pigmentos[->11] naturais microscópicos presentes no corpo de um animal que produzem cores quimicamente. Sua maquiagem química[->12] é tanta que eles absorvem algumas cores da luz e refletem outras. A cor aparente de um pigmento é a combinação de todos os comprimentos de onda[->13] de luz visíveis que são refletidas por esse pigmento.
Os animais podem tambémproduzir cores através de estruturas físicas[->14] microscópicas. Estas estruturas agem como prismas[->15], refletindo e espalhando luz visível. Dessa maneira, uma certa combinação de cores é refletida. Os ursos polares[->16], por exemplo, realmente têm a pele preta, mas parecem brancos por terem pêlos[->17] translúcidos. Quando a luz[->18] brilha em seus pêlos, cada pêlo curva um pouquinho. Isto rebatea luz ao redor, fazendo então com que parte dela incida sobre a superfície da pele do urso polar e o resto da luz seja refletida, produzindo a coloração branca. Em alguns animais, os dois tipos de coloração são combinadas.
Por exemplo, répteis[->19], anfíbios[->20] e peixes[->21] com coloração verde normalmente têm uma camada de pele com pigmento amarelo e uma camada de pele que espalha a luzpara refletir uma cor azul. Combinadas, estas camadas de pele produzem o verde.
[editar] Influência da fisiologia de cada animal
As maneiras de coloração dependem da fisiologia de um animal. Na maioria dos mamíferos[->22], a coloração da camuflagem está nos pêlos, já que esta é a camada mais externa do corpo. Nos répteis[->23], anfíbios[->24] e peixes[->25], está nas escamas[->26]; nospássaros[->27] está nas penas; e nos insetos[->28] é parte do exoesqueleto[->29]. A própria estrutura da cobertura externa pode também evoluir para criar uma camuflagem melhor. Em esquilos[->30], por exemplo, o pêlo é bastante áspero e irregular, então lembra a textura de casca de árvore[->31]. Muitos insetos[->32] têm uma carapaça[->33] que imita a textura macia das folhas.
[editar] Mudança de corCamuflagem é muito comum na natureza; encontra-se em algum grau na maioria das espécies. Mas não é muito comum para um animal ser capaz de mudar sua coloração para combinar com um meio ambiente em mudança. Porém, alguns animais desenvolveram essa a habilidade de mudar de cor, na maioria das vezes por causa da troca de estações[->34]. O habitat[->35] de um animal pode estar todo verde e marrom no...
tracking img