CAMPANHAS POLÍTICAS: Um estudo sobre a percepção de um grupo de acadêmicos da UCPel sobre as campanhas eleitorais no Facebook.

948 palavras 4 páginas
CAMPANHAS POLÍTICAS: Um estudo sobre a percepção de um grupo de acadêmicos da UCPel sobre as campanhas eleitorais no Facebook.1

Suélen Almeida Freda 2

1. Objetivo:
O presente trabalho tem como principal objetivo estudar qual é a percepção de um grupo de alunos da Universidade Católica de Pelotas sobre as campanhas a vereador e a prefeito de Pelotas, no espaço online, de forma específica no Facebook, durante as eleições de 2012. A fim de discutir de forma breve a percepção desse grupo de eleitores sobre a presença online do candidato. Para auxiliar nos estudos, serão analisados laços sociais e os tipos de valores construídos nos sites de redes sociais como a visibilidade e a reputação, colaborando para uma percepção da construção do capital social nesses ambientes.
2. Referencial teórico:
Para o desenvolvimento da pesquisa, são reunidos conceitos de autores como Recuero (2009), que auxilia a compreender o conceito de rede social, onde possuem atores e conexões, essas conexões ocorrem através dos laços sociais. Construindo assim valores que associando ao pertencer a um grupo ou rede social, mobilizando assim, diferentes formas de capital social. Granovetter (1973; 1983), contribui com a definição de laços fortes que são caracterizados pelo grau de intimidade, confiança, proximidade e com intuito de manter uma conexão continua entre as pessoas. E os laços fracos que são caracterizados por relações esparsas, que não possuem uma relação de intimidade e proximidade.
Bourdieu (1983) e Coleman (1988) auxiliam no estudo de capital social. Para Bourdieu (1983), o conceito de capital social é diretamente relacionado com os interesses individuais, no sentido que provém de relações sociais que dão a determinado ator determinadas vantagens. Para Coleman (1988), “o capital social é produtivo, tornando possível a obtenção de determinadas finalidades que em sua ausência não seriam possíveis”. Bertolini e Bravo (2001) contribuem na construção de valores como a

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • Blogfinal
    76427 palavras | 306 páginas