Campanha da fraternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidadescristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Objetivos Permanentes

A Campanha da Fraternidade tem como objetivos permanentes: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus,comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na Evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora daIgreja; daí o destino da coleta final: realização de projetos de caridade libertadora e manutenção da ação pastoral).
. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Temas, Lemas e Objetivos
* 2000

Tema: Novo Milênio sem Exclusões
Lema: Dignidade Humana e Paz
Objetivo Geral: Uniras Igrejas cristãs no testemunho comum da promoção de uma vida digna para todos, na denúncia das ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz.

* 2001

Tema: Fraternidade e as Drogas
Lema: Vida Sim, Drogas Não!
Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade eclesial e a sociedade brasileira para enfrentar corajosamente o grave e complexo problema das drogas, que arruinamilhares de vidas e afeta profundamente a paz social.

* 2002

Tema: Fraternidade e povos indígenas
Lema: Por uma terra sem males
Objetivo Geral: Motivar a conversão das pessoas, da sociedade e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e a partilha, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas.

* 2003

Tema: Fraternidade e pessoas idosas
Lema: Vida,dignidade e esperança
Objetivo Geral: Motivar todas as pessoas, para que, iluminadas por valores evangélicos, sejam construtoras de novos relacionamentos, novas estruturas, que assegurem valorização integral às pessoas idosas e respeito aos seus direitos. 
* 2004

Tema: Fraternidade e água
Lema: Água, fonte de vida
Objetivo Geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, umanecessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.

* 2005

Tema: Solidariedade e Paz (ecumênica)
Lema: Felizes os que promovem a paz
Objetivo Geral: Unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na superação da violência, promovendo a solidariedade e a construçãode uma cultura de paz. 

* 2006

Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiências
Lema: Levanta-te, vem para o meio!
Objetivo Geral: Conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência e refletir sobre a sua situação, à luz da Palavra de Deus e da ética cristã, para suscitar maior fraternidade e solidariedade em relação as pessoas com deficiência, promovendo sua dignidade e seusdireitos. 

* 2007

Tema: Fraternidade e Amazônia
Lema: Vida e missão neste chão
Objetivo Geral: Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos.

*...
tracking img