Reiko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I
2. Uma breve introdução ao mundo da informática...
Informática, de uma maneira geral, é tudo aquilo que envolve o uso de computadores. Como você já deve ter notado, tudo hoje em dia depende da informática: desde a produção de uma apostila como esta, até uma retirada de dinheiro num caixa de banco.
Com o surgimente da Internet (há um capítulo especial sobre a Internet na pág. XX),com a baixa dos preços dos produtos de informática e a facilidade de uso dos novos programas, a informática tornou-se a área de maior desenvolvimento atual e a mais comum em nosso dia-a-dia.
2.1 O MS-DOS e o MS-Windows
Depois de “Intenet”, “Microsoft” é um dos nomes mais ouvidos atualmente e com razão: esta empresa, criada pelo hoje bilionário Bill Gates, tem o domínio da maior parte domercado de software, além de também figurar no mercado de hardware com seus produtos (mouses, teclados, etc.). Por isso mesmo, o que mais se usa e conhece, são produtos Microsoft.
O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System) é um sistema operacional da Microsoft. Sistema operacional, em poucas palavras, é um conjunto de programas que controla as ações e dá vida a um computador. Para você ter seucomputador funcionando e rodando (executando) todos aqueles jogos e programas que você gosta tanto é necessário que, por traz disso tudo que você vê na tela, haja um conjunto de programas “gerenciando” tudo o que seu computador faz.
O MS-DOS é um dos sistemas operacionais existentes no mercado, existindo outros como o PC-DOS, IBM OS/2, o Unix, o APLEDOS, o CP/M, etc.
[pic]
Um computador sem umsistema operacional é o mesmo que um automóvel sem o motor e as quatro rodas. Não sai do lugar...
O MS-Windows (Microsoft Windows) ou simplesmente Windows não gerencia o funcionamento do seu computador: é um programa que roda sob um sistema operacional. Ele dá ao usuário a chance de executar grande parte de suas tarefas, sem ter que se preocupar com memorização e a digitação constante (coisasinevitáveis quando se usa apenas o MS-DOS) além de ter uma aparência mais amigável.
Pode-se dizer, portanto, que o Windows é um ambiente operacional, gráfico e multitarefa, ou seja, é um ambiente de trabalho onde pode-se executar várias tarefas concorrentemente, com a vantagem de a maioria das ações serem comandadas através de figuras (ícones).
[pic]
P: Se com o Windows tudo fica mais fácil, porque eutenho que saber DOS?
R: Hoje em dia você não tem a obrigação de saber tudo sobre MS-DOS. É por isso mesmo que esta apostila aprofunda-se mais em explicações sobre o Windows. Mas apesar das facilidades que o Windows trouxe para os usuários, ainda hoje existem programas que rodam exclusivamente em DOS!! Isto quer dizer que você muitas vezes será obrigado a abandonar as facilidades do mouse e dosícones para desbravar o estranho e sombrio mundo do DOS e, graças aos conhecimentos adquiridos com esta apostila, tudo será mais fácil.
Nesta apostila conheceremos o Windows em suas versões 3.x (onde “x” quer dizer qualquer número) e o MS-DOS em suas versões 6.x.
[pic]
Já se sabe que o Windows não é sistema operacional. Isto até sua versão 3.11. Com a implantação da nova versão do Windows, oWindows 95, o sistema operacional passou a ser ele mesmo, deixando o MS-DOS de lado. Mas mesmo com o Windows 95, ainda é possível utilizar o MS-DOS, e conseqüentemente, os programas para DOS.
O MS-DOS e o Windows 3.x serão melhor abordados em capítulos mais adiante.
2.2 Entendendo os nomes estranhos
À primeira vista a informática é cercada por todos os lados por nomes estranhos e confusos.Geralmente estes nomes vêm do Inglês e muitos são “abrasileirados” virando verbos e gerando outros nomes mais estranhos ainda. Um bom exemplo são os verbos arjear e desarjear que foram criado para representar ações do programa para DOS “Arj”.
Vamos partir do princípio de tudo:
( Hardware - é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de...
tracking img