Caminhos da piscologia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - CAMINHOS DA PSICOLOGIA MODERNA
2.1 - PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA

A psicologia foi criada a partir de uma outra ciência chamada filosofia, onde se registra um estudo astrológico sobre o comportamento humano.
Pela posição das estrelas passou a fazer previsoes, esse estudo é chamado de astrologia, mas alem dos astros estarem envolvidos, muitos outros estudos foram criados para tentarrevelar o comportamento das pessoas feições e traços de seu corpo.
A psicologia evolui, e o pesquisador Guilherme Wundt criou no século XIX a chamado psicologia experimental, onde utilizava aparelhos psíquicos para medir sensações, vontade, percepções e outros, em seu laboratório em Leipzig na Alemanha.
Na Inglaterra, baseada na teoria da evolução do homem discutida por Darwim, começaram a fazeruma comparação do ser humano com os animais, pois psicólogos da época achavam melhor seguir essa linha, onde o homem desenvolveu o processo psicológico para adaptação do meio em que vive.
Os médicos e cientistas, para compreender o comportamento de deficientes mentais criaram a hipnose para eliminar comportamentos neuróticos, mas um médico não acreditava nesse método e fundou a chamada psicanálisejunto com vários outros estudos, a psicologia de crianças, sociais, medica e de desenvolvimento.

2.2 - TRÊS POSIÇÕES FUNDAMENTAIS

Após a psicologia se tornar ciência, três sistemas principais surgem
1º) O behaviorismo.
2º) A psicologia de Gestalt e a teoria de campo.
3º) Psicanálise
2.2.1 - BEHAVIORISMO

A teoria behaviorista tambem chamada de comportamental, trouxe uma nova direçãoem um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (modo da pessoa pensar, agir e sentir), explorando o estimulo e a resposta como base.
"O behaviorismo foi fundado por Jhon B. Watson que reagil contra a psicologia da introspcção e o estímulo''.

2.2.2 PSICOLOGIA DA GESTALT E TEORIA DE CAMPO

Gestalt, é o termo alemão que significa forma, pois podeser representada por figuras onde podem ser vistas várias em um plano como se fossem fundo, esses comportamentos é onde desenvolve uma percepção mais ágio, por isso é bastante usado em tratamentos feitos por psicologos em seus pacientes, estimulando na organização sua experiência.
Lewin utilizou uma combinação de análise topológica (para mapear o espaço vital) e vetorial (para indicar a força dosmotivos no comportamento), desenvolveu uma série de experimentos sobre a motivação, a satisfação e a frustração os feitos da liderança autocrática e democrática em grupos de trabalho etc.

2.3 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

Existem cinco conceitos fundamentais para se estudar psicanálise:

* Princípio do determinismo psíquico.
Analisa reações comportamentais, onde fazemosmovimentos involuntários de acordo com vários atos, sejam por nervosismo, por dor, por alegria e etc.
* Princípio da transferência efetiva.
É o comportamento que cada pessoa produz um afeto por outra e guarda em um objeto, planta, canção, lugar, uma forte lembrança que traga pensamentos bons quando revir tais coisas.
* Princípio da repressão e censura.
Isso ocorre quando o processo psíquico temuma espécie de censura onde inibe da memória lembranças desagradáveis, não indo para o esquecimento, apenas guardado em um lugar em seu inconsciente.
* Princípio da divisão da personalidade.
A personalidade está dividida em três grupos.

* O Id.
O Id contém a nossa energia psíquica básica, e se expressa por meio da redução de tensão. Assim, agimos na tentativa de reduzir essa tensão aum nível mais tolerável. Para satisfazer às necessidades e manter um nível confortável de tensão, é necessário interagir com o mundo real.
* O Ego.
O Ego representa a razão que facilita a interação entre o Id e os problemas do mundo externo, obedecendo ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e...
tracking img