Camada osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo OSI
OSI (Open Systems Interconnection), ou Interconexão de Sistemas Abertos, é um conjunto de padrões ISO relativo à comunicação de dados. Um sistema aberto é um sistema que não depende de uma arquitetura específica. Este padrão também é conhecido por "Camadas OSI".

Tabela de conteúdo
• •



1 Propósito 2 Descrição das camadas o 2.1 Camada física o 2.2 Camada de ligação de dadoso 2.3 Camada de rede o 2.4 Camada de transporte o 2.5 Camada de sessão o 2.6 Camada de apresentação o 2.7 Camada de aplicação 3 Tabela de Exemplos

Propósito
Para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes sistemas operativos, a Organização Internacional de Padronização (ISO International Organization for Standardization) aprovou, no início dosanos 80, um modelo de referência para permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas, denominado OSI (Open Systems Interconnection). Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.

Descrição das camadas
Camada física
Esta camada está directamente ligada ao equipamento de cabeamento ou outro canal de comunicação (ver modulação), e é aquela quese comunica diretamente com o controlador da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
• • • • • •

Move bits (ou bytes, conforme a unidade de transmissão) através de um meio físico. Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, voltagens,etc... Controle de acesso ao meio. Controle lógico de enlace. Confirmação e retransmissão de quadros. Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.

Camada de ligação de dados
Esta camada também se designa por Camada de enlace de dados.


• • •

camada que detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. Responsável pela transmissão erecepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo. Estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. O endereçamento é físico, embutido na interface de rede. Exemplo de protocolos nesta camada: PPP, LAPB (do X.25),NetBios Tambem está inserida no modelo TCP/IP (TCP/IP é baseado nas especificações do modelo OSI)

Camada de rede
A camada de Rede é responsávelpelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades. Essa camada é usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminhopara um pacote de dados trafegar da origem ao destino. Encaminhamento, endereçamento, interconexão de redes, tratamento de erros, fragmentação de pacotes, controle de congestionamento e sequenciamento de pacotes são funções desta camada.
• •

Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces. Define como dispositivos de rede descobrem uns aos outrose como os pacotes são roteados até seu destino final.

Camada de transporte
A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dadooriginal para enviá-lo à camada de Sessão. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebido em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de recebimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso. A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de...
tracking img