Camada de enlace

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Quais as principais funções da camada de enlace?
Fornecer uma interface de serviço bem definida a camada de rede.
Lidar com erros de Transmissão.
Regular o fluxo de dados, de tal forma que os receptores lentos não sejam atropelados por transmissores rápidos.

2) Explique a diferença entre comunicação virtual e a comunicação real entre os protocolos de mesma camada do modelo OSI.Comunicação real os dados passam pela camada física do emitente ate a camada física do receptor para depois passar para camada de enlace do receptor, na Comunicação Virtual os dados passaria da camada de enlace do emitente para a camada de enlace do receptor direto.

3) Quais as variações dos serviços oferecidos pela camada de enlace?
1. Serviço sem conexão e sem confirmação
2. Serviçosem conexão com confirmação.
3. Serviço orientado a conexões com confirmação.

4) Explique como funciona o serviço sem conexão e sem confirmação.
Consiste em fazer a maquina de origem enviar quadros independente da maquina destino, sem que a maquina destino confirme o recebimento desses quadros.

5) Explique como funciona o serviço sem conexão e com confirmação.

Quando esseserviço e oferecido, ainda não ha conexões lógicas sendo usadas, mas cada quadro enviado e individualmente confirmado. Dessa forma, o transmissor sabe se um quadro chegou corretamente ou não.

6) Explique como funciona o serviço com conexão.

Quando e usado o serviço orientado a conexões, as transferências passam por três fases distintas.
Na primeira fase, a conexão e estabelecida, fazendo-seambos os lados inicializarem as variáveis e os contadores necessários para controlar os quadros que são recebidos e os que não são. Na segunda fase, um ou mais quadros são realmente transmitidos.

7) O que enquadramento?

Enquadramento é o processo de particionar uma sequência de bits em unidades discretas ou blocos de dados, denominadas quadros.

8) Explique, detalhadamente, a divisão dofluxo de bits em quadros com inserção de intervalos de tempo.

A divisão do fluxo de bits em quadros e mais difícil do que parece a primeira vista. Uma forma de obter esse enquadramento e inserir intervalos de tempo entre os quadros, de modo muito semelhante aos espaços entre as palavras de um texto comum.

9) Qual o problema com o procedimento acima?

As redes raramente oferecemqualquer garantia em relação a temporização. Portanto, e possível que esses intervalos sejam condensados, ou que outros intervalos sejam inseridos durante a transmissão.

10) Explique como funciona o método contagem de caracteres para delimitação de quadros.

O primeiro método de enquadramento utiliza um campo no cabeçalho para especificar o número de caracteres do quadro. Quando vê a contagemde caracteres, a camada de enlace de dados de destino sabe quantos caracteres devem vir em seguida e, conseqüentemente, onde está o fim do quadro.

11) Como funciona o método byteflags?

Ultiliza flags como delimitadores de quadros, no qual um flag indica o inicio do quadro e outro o fim e logo o inicio do próximo quadro. Assim quando houver falha, é so procurar o próximo flag e dar inicioao próximo flag.

12) Como funciona o método de flags iniciais e finais com inserção de bits?

Uma forma de solucionar esse problema e fazer com que a camada de enlace de dados do transmissor inclua um caractere de escape especial (ESC) imediatamente antes de cada byte de flag "acidental" nos dados. A camada de enlace de dados da extremidade receptora remove o byte de escape antes deentregar os dados a camada de rede. Essa técnica e chamada inserção de bytes ou inserção de caracteres

13) Comente uma forma de controle de erros.

A forma mais comum de garantir uma entrega confiável e dar ao transmissor algum tipo de feedback sobre o que esta acontecendo no outro extremo da linha. Normalmente, o protocolo solicita que o receptor retorne quadros de controle especiais com...
tracking img