Calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos do Calor Excessivo e Medidas de Contenção



Conforto Térmico


Os estudos de conforto térmico visam analisar e estabelecer as condições necessárias para a avaliação e concepção de um ambiente térmico adequado às atividades e ocupação humanas, bem como estabelecer métodos e princípios para uma detalhada análise térmica de um ambiente. A importância do estudo de conforto térmico,está baseada principalmente em 3 fatores:

a) A satisfação do homem ou seu bem estar em se sentir termicamente confortável;
b) A performance humana, muito embora os resultados de inúmeras investigações não sejam conclusivas a esse respeito. A despeito dessa inconclusividade, os estudos mostram uma clara tendência de que o desconforto causado por calor ou frio, reduz a performance humana. Asatividades intelectuais, manuais e perceptivas, geralmente apresentam um melhor rendimento quando realizadas em conforto térmico.
c) A conservação de energia, pois devido à crescente mecanização e industrialização da sociedade, as pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes com climas artificiais, ambientes condicionados, e assim sendo, uma vez conhecendo-se as condições e os parâmetrosrelativos ao conforto térmico dos ocupantes do ambiente, evitam-se desperdícios com calefação e refrigeração, muitas vezes desnecessários.

Convém ressaltar que devido à variação biológica entre as pessoas, é impossível que todos os ocupantes do ambiente se sintam confortáveis termicamente, e assim busca-se criar condições de conforto para o grupo, ou seja condições nas quais a maiorpercentagem do grupo esteja em conforto térmico.



Custos Adicionais Associados ao Calor na industria



Os Técnicos, Engs. De Segurança, e Gerentes de Produção, apesar de terem plena convicção que os investimentos para redução do calor trarão redução de despesas aumento de produtividade e mais saúde para o funcionário, sabem que justificar investimentos, para melhorar as condições deconforto na área industrial, não é tarefa fácil.
Como regra, todo futuro investimento deve ser justificado através do “retorno de investimento” isto é a compra de uma máquina, a instalação de um equipamento a reforma de uma área e etc., deve proporcionar a Empresa melhores resultados através da redução das despesas ou aumento da produtividade.
Segue abaixo alguns pontos que merecem ser examinadospara obter um cálculo prévio dos custos associados ao calor, e que servirão de base para viabilizar investimentos em conforto térmico. São eles despesas adicionais e redução da produtividade.



Despesas Adicionais Associadas ao Calor

As temperaturas elevadas causam stress térmico que apresentam os seguintes sintomas: cansaço excessivo (esgotamento), desidratação, insolação, dor decabeça, caimbra, e em determinadas condições inclusive acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Abaixo segue listado a origem / motivo das principais despesas adicionais causadas pelo excesso de calor durante a primavera verão e outono.
✓ Aumento das faltas
✓ Aumento de afastamentos por doença
✓ Aumento do “Turnover” (rotatividade da mão de obra)
✓ Aumento dos acidentes detrabalho
✓ Aumento na freqüência dos setups (ajustes) das máquinas
✓ Aumento de defeitos (redução dos índices de qualidade)


Infelizmente não há índices gerais para apurar cada um dos custos adicionais acima referidos. Um caminho seguro para quantificar cada uma destas despesas, é montar uma planilha e desenvolver um trabalho estatístico com auxilio das informações registradas nodepartamento pessoal, recursos humanos, departamento de segurança, produção e ambulatório médico da empresa.


Métodos coletivos de atenuação de calor excessivo para o trabalhador

Quando possível, o uso de métodos alternativos e tecnologias diferentes eliminam o problema e são a melhor solução para o conforto térmico do trabalhador.

Barreiras

Painéis de isolamento direto da fonte...
tracking img