Calor e entalpia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Calor
&
Entalpia


Índice

• Introdução 03
• Tipos de Calor, Calor Específico e Processos 04
• Variação de Entalpia 05
• Exercícios Resolvidos 06
• Bibliografia 09Introdução





Calor é a energia transferida entre dois corpos (ou entre diferentes partes de uma mesmo corpo) que têm temperaturas diferentes.









Entalpia é uma grandeza, expressaem unidade de energia, que informa a quantidade de energia de um sistema que poderia ser transformada em calor em um processo a pressão constante.

Tipos de Calor, Calor Específico e ProcessosCalor sensível provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível (Q) que um corpo de massa (m) recebe é diretamente proporcional à sua variação de temperatura (ΔT). Épossível calcular a quantidade de calor sensível usando a seguinte fórmula:




Calor latente provoca algum tipo de alteração na estrutura física do corpo. É a quantidade de calor que a substânciatroca por grama de massa durante a mudança de estado físico. É representado pela letra L e é medido em caloria por grama (cal/g).



Calor específico é uma grandeza física que define a variaçãotérmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. É representado pela letra c e é medido em cal/g.°C.




Existem dois processos em que há troca de calor. Os processos emque há absorção de calor são denominados endotérmicos. Já os processos em que ocorre liberação de calor são chamados de exotérmicos.
Variação de Entalpia (ΔH)

A variação de entalpia (ΔH) de umsistema informa a quantidade de calor trocado por esse sistema, a pressão constante. O sinal do ΔH informa se o processo é exotérmico (ΔH < 0) ou endotérmico (ΔH > 0).

Quando um processo exotérmicoocorre em um sistema a pressão constante, esse sistema libera calor para o ambiente e sua entalpia diminui. A variação de entalpia (ΔH) será negativa, pois sai energia do sistema.
ΔH = Hf - Hi...
tracking img