Calor latente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capacidade Térmica
Capacidade térmica define-se como a quantidade de calor que um determinado corpo deve trocar para que sua temperatura sofra uma variação unitária, interpretando-a numericamente.C = Q/∆θ – Equação I
C = Capacidade Térmica (J/K)
Q = Quantidade de Energia (J)
∆θ = Variação de Temperatura

Sendo Q = m.c.∆θ (Equação Fundamental da Calorimetria) – Equação II
m = Massa (kg)c = Calor Específico (J/Kg.K)
∆θ = Variação de Temperatura (K)

Substituindo II em I temos que: C = m.c.∆θ/∆θ
Logo: C = m.c

A capacidade de perder ou absorver calor que um determinado corpotem, em razão da variação de temperatura sofrida por ele, é definida como Capacidade Térmica ou Capacidade Calorífera.
Corpos que possuem baixa capacidade térmica são corpos que demoram mais paraserem aquecidos e quando estão à alta temperatura demoram resfriar-se.
calor específico

O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de umasubstância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
Quando a capacidade calorífica édada para uma mol de substância, esta passa a designar-se capacidade calorífica molar ou calor específico molar.
Definem-se calores específicos a pressão constante e a volume constante,representados, respetivamente, por Cp e por Cv, ambos dependentes da temperatura.
O calor específico pode ser medido usando um calorímetro.

Mudança de Fase
Na natureza, as substâncias podem ser encontradas emtrês diferentes fases, as quais são denominadas de fase sólida, fase líquida e fase gasosa. Os fatores que determinam o estado em que as substâncias se encontram são a temperatura e a pressão. Ouseja, para cada fase os materiais possuem temperatura e pressão diferente. Por exemplo, o ferro em condições ambientes apresenta-se no estado sólido, mas se elevarmos a sua temperatura, passará a ser...
tracking img