Calor - fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Calor




[pic]
[pic]
Metal em brasa após absorção de calor. O objecto irradia calor e energia luminosa após ter sido aquecido.
O calor (abreviado por Q) é a forma de inserir energia térmica entre dois corpos que se vale da diferença de temperaturas existente entre eles. Não é correcto afirmar que um corpo tem mais calor que outro; o calor é uma formade transferir energia de um sistema para outro, sem transporte de massa, e que não corresponde à execução de um trabalho mecânico. A transmissão de energia sendo função da diferença de temperatura entre os dois sistemas - Convencionalmente, se um corpo recebe energia sob a forma de calor (e não sob a forma de trabalho), a quantidade Q é positiva e se um corpo transfere energia sob a forma de calor,a quantidade transferida Q é negativa. A unidade do Sistema Internacional (SI) para o calor é o joule (J), embora seja usualmente utilizada a caloria (cal; 1 cal = 4,18 J).


Todo corpo tem uma certa quantidade de energia interna que está relacionada ao movimento continuo de seus átomos ou moléculas e às forças interativas entre essas partículas. Os sólidos, líquidos ou gasesapresentam constante movimento (vibrações) em suas partículas. A soma dessas vibrações de um corpo constitui a energia térmica do mesmo. Esta energia interna é diretamente proporcional à temperatura do objeto. Quando dois corpos ou fluidos em diferentes temperaturas entram em interação (por contato, ou radiação), eles trocam energia interna até a temperatura ser equalizada. A quantidade de energiatransferida enquanto houver diferença de temperatura é a quantidade Q de calor trocado, se o sistema se encontrar isolado de outras formas de transferência de energia.
| |


Terminologia


Termodinamicamente falando, calor e trabalho não são funções de estado (ou seja, não dependem apenas da diferença entre o estado inicial e o estado final do processo), mas dependem do caminho,no espaço de estados, que descreve o sistema em uma evolução quase-estática ou reversível (no sentido termodinâmico) de um estado inicial A até um estado final B.
[pic]
[pic]
Correntes de convecção originadas por uma fonte de calor.
Os processos pelos quais ocorre transferência de calor (transferências de energia sob a forma de calor) são:


Hámuito tempo, muitos filósofos acreditavam que o calor seria um tipo de força fluido invisível e muito leve, que era chamado por Lavoisier de calórico. Segundo essa teoria, um corpo aqueceria quando recebesse calórico e esfriaria quando perdesse.


O que realmente acontece é que um corpo aquece quando aumenta o valor médio da energia associada à vibração de suas moléculas, e esfriaquando diminui o valor médio dessa energia.
Introdução


Em pleno verão ou outono, as pessoas costumam reclamar da temperatura - "que calor insuportável!", "que frio!". Para ter conforto físico, vestem roupas leves quando a temperatura sobe, a fim de evitar o excesso de calor, e se agasalham quando a temperatura cai. Assim, o organismo não fica exposto às alterações térmicas queprejudicam sua estabilidade. O ar refrigerado dá uma agradável sensação de bem-estar porque é controlado para manter o ambiente em temperatura constante, sejam quais forem as alterações climáticas que possam ocorrer.


Nas regiões tropicais, o calor do verão é amenizado também pelo uso de ventiladores, circuladores de ar e outros recursos. Nos lugares mais frios, além da tradicionallareira, as casas costumam ser dotadas de sistemas de aquecimento central.


Por outro lado, o calor é muito mais importante em nossa vida do que a simples sensação que nos causa. O calor cozinha os alimentos, aquece a água, seca a roupa etc. Na indústria, o calor é utilizado para separar os minérios dos metais e na transformação destes em variados utensílios - do arado às armas de...
tracking img