Caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO





INRODUÇÃO 03
1. CALDEIRAS 04
1.1 Evolução das Caldeiras 04
1.2 Classificação das Caldeiras 05
1.2.1Caldeiras flamotubulares 06
1.2.2 Caldeiras aquotubulares 07
1.3 Componentes principais de caldeiras 09
1.4 Eficiência das Caldeiras 10
1.5 Excesso de ar 11
1.6 Temperatura ambiente 12
1.7 Perdasde convecção e radiação 12
2. SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO 13
2.1 Sistemas de refrigeração a vapor 13
2.2. Refrigeração por compressão 15
2.3. Sistema de refrigeração por absorção 15
2.4 Fatos históricos associados a refrigeração 18
REFERENCIAS 19
CONCLUSÃO 20
























INTRODUÇÃO1. CALDEIRAS





As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a transformar água em vapor. A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é dada pela queimade um combustível.

A água é usada como fonte de combustão, é o composto mais abundante da Terra e, portanto de fácil obtenção e baixo custo. Na forma de vapor tem alto conteúdo de energia por unidade de massa e volume. As relações temperatura e pressão de saturação permitem utilização como fonte de calor a temperaturas médias e de larga utilização industrial com pressões de trabalhoperfeitamente toleráveis pela tecnologia disponível, já há muito tempo.





1.1 Evolução das Caldeiras





As primeiras aplicações práticas ou de caráter industrial de vapor surgiram por volta do século 17. O inglês Thomas Savery patenteou em 1698 um sistema de bombeamento de água utilizando vapor como força motriz. Em 1711, Newcomen desenvolveu outro equipamento com a mesma finalidade,aproveitando idéias de Denis Papin, um inventor francês. A caldeira de Newcomen era apenas um reservatório esférico, com aquecimento direto no fundo, também conhecida como caldeira de Haycock.

James Watt modificou um pouco o formato em 1769, desenhando a caldeira Vagão, a precursora das caldeiras utilizadas em locomotivas a vapor. Apesar do grande desenvolvimento que Watt trouxe a utilização dovapor como força motriz, não acrescentou muito ao projeto de caldeiras. Todos estes modelos provocaram desastrosas explosões, devido a utilização de fogo direto e ao grande acúmulo de vapor no recipiente. A ruptura do vaso causava grande liberação de energia na forma de expansão do vapor contido.

Nos finais do século 18 e início do século 19 houve os primeiros desenvolvimentos da caldeira comtubos de água. O modelo de John Stevens movimentou um barco a vapor no Rio Hudson. Stephen Wilcox, em 1856, projetou um gerador de vapor com tubos inclinados, e da associação com George Babcock tais caldeiras passaram a ser produzidas, com grande sucesso comercial.

Em 1880, Alan Stirling desenvolveu uma caldeira de tubos curvados, cuja concepção básica é ainda hoje utilizada nas grandescaldeiras de tubos de água. Nesta época, tais caldeiras já estavam sendo utilizadas para geração de energia elétrica. A partir do início deste século o desenvolvimento técnico dos geradores de vapor se deu principalmente no aumento das pressões e temperaturas de trabalho, e no rendimento térmico, com utilização dos mais diversos combustíveis. A aplicação à propulsão marítima alavancou o desenvolvimentode equipamentos mais compactos e eficientes.





1.2 Classificação das Caldeiras





As caldeiras podem ser classificadas em:

• Flamotubulares;

• Aquotubulares.





1.2.1Caldeiras flamotubulares





No primeiro caso, os gases quentes passam por dentro de tubos, ao redor dos quais está a água a ser aquecida e evaporada. Os tubos são montados à maneira...
tracking img