Caldeiras

Revisional – CPV UFJF
2010
Biologia Celular e Histologia
Gustavo Martins Stroppa
Vírus

1- (Fuvest-SP) Que argumentos podem ser usados para justificar a classificação dos vírus como seresvivos?


2- (PUC-SP) O esquema abaixo representa os principais componentes do vírus da AIDS, o HIV, pertencente à família dos retrovírus:

[pic]

a- Em qual dos componentes representados(RNA, enzima, glicoproteínas, proteínas ou membrana) está localizada a “informação genética” desse vírus?
b- “Os doentes com AIDS apresentam maior sensibilidade às moléstias infectocontagiosas”.Justifique essa afirmação, relacionando-a com a função desempenhada pela célula parasitada pelo HIV.

3- (Fuvest-SP) Um vírus foi identificado como causa da morte de centenas de focas no Mar doNorte e no Báltico. Ao penetrarem no organismo, as primeiras células que esses vírus invadem são os macrófagos e os linfócitos.


a- Explique por que as focas infectadas tornam-se extremamentevulneráveis ao ataque de outros microrganismos patogênicos.
b- Especifique a função de cada uma das células mencionadas.

4- (Unicamp-SP) A AIDS é uma doença que, sem dúvida, ameaça ahumanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina têm sido infrutíferas. Explique, do ponto de vista genético, qual a causa desse insucesso.


5- (UFC) Quanto e à prevenção da AIDS:a- cite 3 fluidos biológicos que, reconhecidamente, transmitem o HIV.
b- Cite 3 medidas preventivas contra a AIDS.
6- Mil vírus foram adicionados em cada um dos 3 frascos seguintes:Frasco 1: contendo solução com nutrientes orgânicos e inorgânicos;
Frasco 2: contendo solução com nutrientes orgânicos e inorgânicos e bactérias vivas;
Frasco 3: o mesmotipo de conteúdo do frasco 2 e um antibiótico que inibe a síntese de RNA.
Ao final de algum tempo, notou-se que nos frascos 1 e 3 o número de vírus era o mesmo que o inicial, enquanto no frasco 2...
tracking img